Microsoft vai anunciar novos portáteis e novas funcionalidades para a IA Copilot a 21 de Março

A Microsoft diz que os novos produtos e funcionalidades vão inagurar uma "nova era para o trabalho com o Copilot".

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - Microsoft

A Microsoft marcou um evento digital para o próximo dia 21 de Março que vai abordar o que o novo hardware pode fazer na era da inteligência artificial generativa. O mote para o evento é “uma nova era de trabalho com o Copilot”, a implementação que a Microsoft fez do modelo de linguagem GPT da OpenAI. Para além das novas funcionalidades, espera-se que a empresa também anuncie novos PC Surface com hardware específico para o processamento de inteligência artificial.

Nos últimos meses, a Microsoft tem vindo a expandir o acesso ao Copilot para todos os utilizadores do Windows 11. Actualmente, o Copilot usa os servidores da Microsoft para fazer todo o processamento da IA, mas isso pode mudar com os novos dispositivos Surface que devem usar processadores Intel de 14ª geração e também SoC Snapdragon X Elite da Qualcomm na versão Arm. Ambos os processadores incluem NPU (Neural Processing Unit) que podem expandir as capacidades do Copilot e fazer parte do processamento de IA localmente.

De acordo com o site Windows Central, a Microsoft vai anunciar dois novos dispositivos no dia 21 de Março: o Surface Laptop 6 e o Surface Pro 10. No passado, a linha Surface Pro já teve variantes com processadores Arm, mas desta vez estes chips também vão chegar pela primeira vez à linha de produtos Surface Laptop. No entanto, os PC com chips Arm não devem ser os cabeças de cartaz do evento, porque a Microsoft deve querer falar de hardware Arm mais junto do verão, altura em que devem chegar ao mercado. As novas versões com chips x86 devem ser disponibilizados pouco tempo depois do evento.

Como diz o mote do evento, a estrela deve ser o Copilot e o mais provável será a apresentação de novas funcionalidades para os dispositivos com NPU. As novas funcionalidades devem vir na forma de processamento local limitado porque os chips dos computadores não têm capacidades de processamento para permitir a utilização do modelo completo do GPT. No entanto, um modelo mais reduzido pode funcionar nos chips dos novos Surface.

O evento começa às 17 horas de Lisboa no dia 21 de Março.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version