Já é possível remover completamente o OneDrive

A possibilidade de remoção do OneDrive pode enquadrar-se nas alterações impostas pela Lei dos Mercados Digitais da União Europeia.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Microsoft publicou instruções detalhadas para desligar ou mesmo desinstalar a aplicação de armazenamento na cloud OneDrive que vem incluída com o Windows. Esta mudança na Microsoft foi provavelmente desencadeada pela necessidade de aplicar a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia.

As novas instruções para deixar de usar o OneDrive foram detectadas pelo site Neowin. E explicam passo a passo como desligar ou desinstalar o serviço. No entanto, a Microsoft recomenda desligar a conta de utilizador do OneDrive por ser mais fácil de fazer do que a remoção completa.

Depois de desligar a conta do OneDrive no Windows ou macOS, os utilizadores mantêm o acesso aos ficheiros se usarem o site através do URL OneDrive.live.com. Para além de desligar, os utilizadores podem esconder ou remover completamente o programa. Estas opções estão disponíveis em algumas versões do Windows e nos dispositivos móveis Android e iOS.

No entanto, o guia publicado pela Microsoft contém algumas contradições, porque inicialmente sugere que o OneDrive está integrado directamente no Windows 10 e 11 e não pode ser removido, apenas pode ser escondido. Mais à frente, diz que afinal o OneDrive pode ser removido do sistema operativo sem o risco de se perderem os dados que já estejam no serviço.

A remoção do OneDrive do sistema operativo envolve aceder às definições do Windows, depois à página ‘Aplicações’, clicar em ‘Aplicações instaladas’, procurar o OneDrive e seleccionar a opção ‘Desinstalar’. Esta opção está presente no Windows 10 e Windows 11, mas não no Windows 8.1.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version