Intel lança um novo programa para facilitar o desenvolvimento de aplicações para ‘AI PC’

O novo programa da Intel tem o objectivo de permitir o acesso a kits de desenvolvimento de IA às editoras de software de pequena e média dimensão.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Em Dezembro do ano passado, a Intel apresentou os seus novos processadores Core Ultra para computadores portáteis. Estes chips incluem um Neural Processing Unit (NPU) desenhado para acelerar o desempenho de aplicações que incluam funcionalidades de inteligência artificial. Esta semana, a empresa lançou o novo AI PC Developer Program que tem o objectivo de ajudar as editoras de software de pequena e média dimensão no desenvolvimento e integração de funcionalidades de IA que aproveitem os novos chips da Intel.

A comunicação da Intel diz que este programa é destinado a editoras de software para PC de pequena e média dimensão. Estas entidades podem agora aceder a ferramentas, a kits de desenvolvimento baseados nos novos chips Core Ultra e também a frameworks de instalação de funcionalidades de inteligência artificial.

A Intel diz:

As páginas que elencam os recursos para o desenvolvimento são uma solução ‘tudo em um’ para os programadores acederem a kits de ferramentas focados nos ‘AI PC’, documentação e formação. Estes recursos servem para ajudar os programadores a tirarem o mais partido das tecnologias dos Intel Core Ultra e maximizar o desempenho de aplicações com IA e Machine Leraning (ML).

Para além do novo programa de apoio ao desenvolvimento de software para os AI PC, a Intel diz também, que os fabricantes de hardware podem inscrever-se no ‘AI PC Acceleration Program’ que foi iniciado em Outubro de 2023:

Os parceiros que se qualificam para o programa têm acesso aos Open Labs da Intel onde recebem apoio técnico e de engenharia no início da fase de desenvolvimento das suas plataformas e soluções de hardware. Para além disto, através deste programa, a Intel fornece hardware de referência para que os parceiros possam testar e optimizar as suas tecnologias para que funcionem o mais eficientemente possível na altura em que são lançadas.

Um artigo publicado no site The Verge, é dito que os requisitos que a Microsoft definiu para que um PC seja considerado um ‘AI PC’ vão incluir a utilização do assistente Copilot e a presença da tecla Copilot, anunciada em Janeiro. Numa entrevista recente, Todd Lewellen, o chefe da divisão de PC na Intel admitiu que podem existir “alguns sistemas que podem não ter a tecla Copilot, mas que têm o nosso NPU integrado.”

Em breve serão apresentados novos PC com a nova tecla e com CPU e NPU mais potentes que os Core Ultra de primeira geração.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version