GPT-5 deve chegar em breve

É provável que o GPT-5, a próxima geração do modelo de inteligência artificial da OpenAI, seja disponibilizado em meados de 2024.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O ChatGPT, o chatbot que revolucionou o panorama das tecnologias desde 2023, é apenas a manifestação pública dos modelos de linguagem de larga escala que pertencem à família Generative Pre-trained Transformer (GPT). Neste momento, o mais avançado é o GPT-4, mas a OpenAI já está a trabalhar na criação do GPT-5 e segundo uma fonte do site Business Insider, o modelo da próxima geração deve ser disponibilizado em meados de 2024, provavelmente durante o verão.

A OpenAI está a desenvolver o GPT-5 em conjunto com algumas entidades externas e mostrou recentemente uma versão preliminar da nova tecnologia a uma empresa não identificada. Essa versão foi adaptada para usar os dados e realizar tarefas específicas da empresa. O CEO da empresa ficou impressionado com a demonstração, tendo dito que o GPT-5 é muito bom e bastante melhor que a versão anterior.

O próximo ChatGPT e o GPT-5 vão trazer novas funcionalidades, incluindo a capacidade de usar ‘Agentes IA’ externos, desenvolvidos pela OpenAI, que servem para executar independentemente tarefas específicas. As fontes da notícia não mencionaram uma data de lançamento específica. No entanto, os esforços de desenvolvimento específicos do GPT-5 e de outros melhoramentos relacionados com o ChatGPT estão em linha com um lançamento durante o verão.

Actualmente, a OpenAI está a treinar o novo modelo. A equipa de desenvolvimento tem de testar os limites de segurança do modelo através de equipas de testes internas e externas. Como acontece com muito outro software, a fase de testes beta vão determinar se há necessidade de refinar ainda mais o modelo, o que pode levar a atrasos do lançamento.

O novo modelo pode ser lançado um ano depois do GPT-4 Turbo, o modelo que faz funcionar actualmente o ChatGPT. No lançamento do modelo anterior, a OpenAI disse que o GPT-4 era mais fiável, criativo e capaz de compreender instruções menos precisas que o GPT-3.5. Mesmo assim, muitos utilizadores lamentaram a tendência do modelo para ficar “preguiçoso” e a recusar-se a responder correctamente.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version