Google acrescenta protecção em tempo real contra sites maliciosos ao Chrome

A Google alterou a forma como o Chrome recebe informação acerca dos sites que sejam potencialmente perigosos para os utilizadores.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - Google

O browser Chrome já oferece uma funcionalidade chamada ‘Navegação Segura’ há já bastante tempo e ontem a empresa anunciou uma alteração à versão padrão desta funcionalidade que oferece uma melhor protecção aos utilizadores contra sites web maliciosos.

Num artigo publicado no blogue da empresa, a Google diz que, até agora, a versão padrão da ‘Navegação Segura’ guardava uma lista de sites hostis no computador ou dispositivo móvel. A lista era actualizada a cada 30 ou 60 minutos. No entanto, a Google descobriu que estes sites maliciosos só funcionam menos de 10 minutos em média.

A alteração feita agora quer dizer que os browsers vão receber as actualizações em tempo real. Segundo a Google, esta mudança pode reduzir a actividade dos sites maliciosos em até 25% comparando com o método anterior.

A empresa também diz que esta alteração inclui “encriptação e outras técnicas de melhoramento da privacidade para assegurar que ninguém, até a Google, sabe que sites são visitados.” A empresa publicou um outro artigo no Google Online Security Blog que oferece informações técnicas sobre o funcionamento do novo método de detecção de site maliciosos.

Esta alteração já chegou às versões do Chrome para computador e iOS. Os dispositivos Android devem recebê-la ainda durante o mês de Março.

A Google também anunciou que a funcionalidade de verificação de passwords do Chrome para iOS foi melhorada. Não só alerta os utilizadores se estiverem a usar passwords que tenham sido roubadas, como também os avisa quando uma ou mais passwords tenha sido duplicada ou considerada fraca.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version