Em Abril vai poder ver o ‘Cometa do diabo’ sem precisar de um telescópio

Depois desta passagem, o cometa 12P/Pons-Brooks só volta perto da Terra em 2095.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - Juan lacruz

Dentro de alguns dias será possível ver à vista desarmada o cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como ‘Cometa do Diabo’, que está prestes a passar pela Terra pela primeira vez desde 1954. Neste momento, o cometa já é visível para quem tiver um telescópio.

O cometa 12P/Pons-Brooks é um cometa ‘crio vulcânico’. Isto quer dizer que pode sofrer erupções de gás, gelo e poeiras. Astrónomos do Observatório Olivar em Espanha e do Virtual Telescope Project em Itália observaram uma dessas erupções no ano passado quando o 12P/Pons-Brooks começou a sua aproximação à Terra. Como as imagens do Virtual Telescope Project mostram, foram estas erupções que deram a este cometa a sua forma de meia-lua, o que lhe valeu a alcunha de ‘Cometa do Diabo’ e também algumas comparações com a forma da Millenium Falcon, a famosa nave de Han Solo da Guerra das Estrela.

Apesar de o 12P/Pons-Brooks não ser tão conhecido como o cometa Halley, este corpo celeste aparece a cada 71 anos (o Halley aparece a cada 76 anos). Isto é considerado um período curto em termos astronómicos em que centenas ou milhares de anos são considerados pouco tempo.

Se tiver um telescópio ou uns binóculos, quem estiver neste momento no hemisfério norte já pode ver o 12P/Pons-Brooks ao fim do dia na direcção oeste. É esperado que o 12P/Pons-Brooks chegue ao periélio, ou o ponto mais próximo do Sol da sua órbita, a 21 de Abril. Nos dias imediatamente anteriores e posteriores, o comete deve ser visível à vista desarmada. Quem estiver no hemisfério sul terá de esperar até Junho para conseguir ver o 12P/Pons-Brooks, depois só voltará ser visível em 2095.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version