DirectX 12 vai dar mais independência aos GPU nos videojogos

A nova funcionalidade serve para eliminar os atrasos gerados pelos processadores durante a execução de videojogos.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

De uma forma geral, as placas gráficas mais poderosas conseguem fazer com que os jogos funcionem melhor, mas não é sempre assim, Em alguns casos, forma como os CPU orientam as tarefas do resto hardware pode causar problemas de desempenho. Para minimizar este problema, a Microsoft está a testar uma nova funcionalidade para o DirectX 12 chamada ‘Work Graphs’ que vai chegar em breve aos consumidores.

Normalmente, o CPU tem de adivinhar que recursos o GPU precisa e, muitas vezes, não consegue. Pode alocar recursos a mais, o que força o GPU a eliminar as tarefas que não são necessárias. Isto causa quedas de desempenho até nos GPU com boas capacidades de processamento. Nestes casos, até o GPU mais poderoso do mundo não serve de nada para melhorar o funcionamento dos videojogos. A funcionalidade ‘Work Graphs’ prmite para dar mais autonomia aos GPU para que seja este componente a alocar as suas próprias tarefas e assim reduzir a dependência do CPU.

Com a ‘Work Graphs’, os programadores podem optimizar as formas como o software aloca recursos e tarefas e podem passar tarefas mais complexas do CPU para o GPU. Com este sistema, uma tarefa que está a ser executada no GPU pode pedir para que outra tarefa seja executada de seguida. Essa tarefa é agendada pelo GPU para execução assim que houver disponibilidade de processamento tudo sem qualquer interferência por parte do CPU.

A Microsoft diz que com a ‘Work Graphs’, o programador não tem de saber muito acerca do hardware onde o jogo vai ser executado porque o sistema é dinâmico e responde em tempo real para executar as tarefas da forma mais eficiente. Se quiser saber mais sobre esta funcionalidade, pode ver a informação publicada pela Microsoft e Nvidia. Para o utilizador, esta funcionalidade é completamente transparente.

A ‘Work Graphs’ pode dar uma nova vida a computadores para jogos mais antigos. Também pode melhorar o desempenho dos computadores (principalmente portáteis) que trazem um CPU com capacidades modestas, mas com GPU poderosos. Esta funcionalidade permite a estas máquinas a manterem bons desempenhos durante mais tempo. No caso dos computadores de secretária, com a ‘Work Graphs’ é possível manter um CPU mais antigo e manter o desempenho.

No que respeita a requisitos para usar esta funcionalidade, do lado da Nvidia as placas gráficas compatíveis são as das série RTX 30 e 40 e do lado da AMD apenas pode ser usada a Radeon RX 7000.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version