Depois do Starlink a SpaceX está a desenvolver o Starshield

De acordo com a Reuters, a SpaceX está a desenvolver uma constelação de satélites chamada Starshield para National Reconnaissance Office do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Foto de SpaceX na Unsplash

De acordo com a agência Reuters, a SpaceX foi contratada pelo National Reconnaissance Office (NRO) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para construir uma constelação composta por centenas de satélites que são capazes de trabalhar em conjunto para detectar alvos na superfície da Terra. A notícia da Reuters cita cinco fontes próximas do programa e dá mais detalhes sobre a informação publicada pelo The Wall Street Journal que revelou que em 2021 a SpaceX assinou um contrato de 1,8 mil milhões de dólares com uma agência governamental que na altura não foi nomeada.

A nova constelação de satélites, chamada Starshield, terá a capacidade de captar continuamente imagens da superfície da Terra para os serviços de informações dos EUA através da utilização de uma mistura de satélites espiões maiores dimensões concebidos para a recolha de dados e de outros satélites, mais pequenos, que servem de retransmissores para fazer chegar a informação aos destinatários. De acordo com uma das fontes da Reuters, esta nova constelação de satélites tem o poder fazer com que “ninguém se consiga esconder”. Tanto a SpaceX como o NRO não confirmaram a participação da empresa de Elon Musk neste projecto, mas um porta-voz do NRO disse à Reuters que: “O National Reconnaissance Office está a desenvolver o sistema de vigilância e recolha de informação espacial mais avançado e resiliente que o mundo já viu.”

No final do ano passado, foi noticiado que a SpaceX tinha conseguido um contrato com a Space Force dos Estados Unidos para o fornecimento de comunicações via satélite como parte do programa Starshield. Segundo Elon Musk, o dono da SpaceX, o Starshield é uma entidade completamente separada do Starlink, porque este último “tem de ser uma rede para utilização civil”. Já o Starshield está a ser construído para ser utilizado pelo estado americano e para a defesa do país.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version