Asus ROG Phone 8 Pro

No mais recente ROG Phone, a Asus deixou cair o design espalhafatoso tipicamente ‘gamer’. Mas este smartphone continua a ser um autêntico “monstro” de desempenho.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
4.5 Recomendado
Avaliação PCGuia
Site da Asus

Nunca consegui entender o conceito de ‘smartphones para gamers’, com um design cheio de luzinhas e apontamentos de cores garridas – mas, como se costuma dizer, os gostos não se discutem. No novo ROG Phone 8 Pro, a Asus decidiu eliminar todos os elementos exteriores que o poderiam identificar como um telemóvel para jogos, tendo optado por um design muito mais sóbrio, com uma traseira em preto baço. Aqui, a coisa que mais salta à vista é o ‘camera bump’, que alberga os três sensores, e o flash, realmente enorme.

Luzes escondidas
Disse anteriormente que a Asus optou por remover as luzes da parte de trás do ROG Phone 8, mas isso não é inteiramente verdade. Na realidade, estão escondidas e podem ser ligadas/desligadas através da aplicação Armoury Crate (que também controla vários aspectos do desempenho do hardware). A funcionalidade chama-se ‘AniMe Vision’ e permite usar gráficos animados/estáticos, que podem ser personalizados ou pré-definidos. No rebordo direito, além dos botões para ligar/desligar e volume, estão os já habituais gatilhos que, neste modelo, são dois sensores de toque, o que permite manter o aspecto mais sóbrio deste design.

Velocidade furiosa!
No que respeita ao desempenho, a Asus fez poucas concessões e o ROG Phone 8 conseguiu bater, praticamente, todos os testes gráficos e de CPU – o único em que ficou menos bem foi no Geekbench Single Core. Todo este desempenho faz-se notar na outra categoria em que ficou aquém: a bateria, com quase doze horas – como acontece em todos os dispositivos de alta performance, a bateria nunca dura muito tempo. Curiosamente, o valor máximo que temos na nossa base de dados de autonomia, para os smartphones acima dos oitocentos euros, pertence ao ROG Phone 6, lançado em 2022.

Neste modelo, a Asus inclui uma ventoinha externa para manter o SoC do ROG Phone 8 a funcionar a uma temperatura mais baixa, o que reduz ainda mais a sua autonomia. Claro que, nos testes de bateria que fizemos, não usámos a ventoinha.


Distribuidor: Asus

Preço: €1549


Benchmarks

  • AnTuTu: 2 173 698
  • 3D Mark Wild Life: 2 173 698
  • GeekBench 6 Single CPU: 2335
  • GeekBench 6 Multi CPU: 7377
  • GeekBench 6 OpenCL: 14323
  • PCMark Work 3.0: 22 532
  • PCMark Work 3.0 Battery: 719 minutos

Ficha Técnica

Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3
Memória: 24 GB
Armazenamento: 1 TB
Câmaras: 50 MP, 32 MP (telefoto), 13 MP (ultrawide), frontal 32 MP
Ecrã: AMOLED 6,78 polegadas, 1080 x 2448, 165 Hz
Bateria: 5500 mAh
Dimensões: 163,8 x 76,8 x 8,9 mm
Peso: 225 gr


Avaliação PCGuia
Recomendado 4.5
Medições 3.9
Experiência de utilização 4.9
Qualidade/Preço 4.7
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version