Asus ExpertBook B1502CB

A Asus quer chegar também ao apetecível mercado dos computadores para as empresas e nós experimentámos o ExpertBook, um portátil desenhado especialmente para aplicações profissionais.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min
4
Avaliação PCGuia
Asus

Os computadores concebidos exclusivamente para utilização em empresas são uma raça à parte do resto dos computadores. Tudo é feito para ser utilitário e exceptuando os modelos que são destinados aos quadros superiores, estas máquinas têm muito poucos luxos. Tudo num esforço para manter os preços o mais baixos possível.

Por fora

O ExpertBook é uma máquina com um chassis plástico preto com uma qualidade de construção excelente, mas que como foi mencionado anteriormente dá prioridade ao aspecto utilitário. Não tem os efeitos que se encontram nas máquinas da Asus para o mercado de consumo. É simplesmente um computador portátil em preto com acabamento que não é baço mas também não é brilhante e a tampa tem apenas o logótipo da Asus.

Um aspecto que também denuncia que este é um computador para trabalho é que, na parte de baixo do PC, as entradas e saídas de ar do sistema de refrigeração não trazem aquela rede que é usual nos computadores portáteis Asus, isto permite ver as ventoinhas e os dissipadores de calor que estão dentro da máquina.

O teclado é completo. Ou seja, tem um teclado numérico do lado direito e o trackpad do rato inclui um sensor de impressões digitais que pode ser usado para fazer login no sistema operativo.

As entradas estão instaladas de cada lado: No direito existe apenas uma entrada USB Type-A. Do lado esquedo, está uma entrada Jack de 3,5 mm para auscultadores e microfone, mais uma entrada USB Type-A, uma entrada RJ-45 para a ligação a redes com fios, uma entrada HDMI e, por fim, duas entradas USB Type-C que podem ser usadas para o carregamento da bateria. Isto quer dizer que o ExpertBook não tem uma entrada dedicada para o carregador.

O ecrã é LCD com 15,6 polegadas, que oferece uma resolução máxima de 1920 X 1080. Por cima está uma webcam que pode ser coberta com uma peça que está incluída na moldura. Tal como o sensor de impressões digitais, o sistema de câmaras pode ser usado em conjunto com a funcionalidade Windows Hello para fazer login no Windows.

Por dentro

O CPU do ExpertBook é um Intel Core i7-1255U (12ª geração) que tem 10 núcleos (2 de desempenho e 8 para eficiência energética). Cada tipo de núcleo tem uma velocidade máxima diferente: os de desempenho podem chegar aos 4,7 GHz e os de eficiência aos 3,5 GHz. Note-se que este processador foi lançado oficialmente há 2 anos, no entanto, em certas aplicações profissionais, o ciclo de vida dos processadores é um pouco mais longo que no mercado de consumo.

No que respeita a memória RAM, este PC vem com 16 GB de memória DDR4. Mas também pode ser comprado com um máximo de 32 GB. O armazenamento é composto por um SSD com 1 TB PCIe Gen 4.

Utilização

O teclado deste ExpertBook é silencioso, apesar de as teclas serem um pouco duras e, por isso, seja necessário fazer um pouco mais de força para as usar. Por falar em ausência de ruído, quando se está a usar em aplicações menos exigentes não se ouve as ventoinhas de arrefecimento. Quando se puxa mais pelo processador, o ruído que se sente é mais um murmúrio.

A qualidade da imagem é aceitável, principalmente quando comparamos o ExpertBook com outros computadores da Asus. De série, o contraste é relativamente baixo, o que obriga a afinar as definições para se conseguir uma imagem com um pouco mais de detalhe nos tons escuros.

Como disse anteriormente, o ExpertBook é uma máquina de trabalho e com isto quero dizer que se trata de um computador que é mais apropriado para usar coisas como o Excel, Word, email, gestão de bases de dados ou programação. Assim, o desempenho não é espectacular, mas é muito adequado a estas aplicações e até bastante mais poderoso do que é necessário para as usar.

A bateria durou mais de 6 horas, o que não é nada mau para um computador com um CPU da geração anterior (que consome mais energia que os actuais) e um ecrã LCD de 15,6 polegadas que, também é mais “guloso” que outros.

Medições

PCMark 10 Geral: 5174

PCMark 10 Produtividade: 6268

PCMark 10 Bateria: 371 minutos

3D Mark Wildlife: 13102


Preço: €869

Contacto: asus.com


Dados Técnicos

Processador Intel Core i7-1255U 1.7 GHz (12M Cache, up to 4,7 GHz, 10 núcleos)
Gráficos Intel UHD
Ecrã 15,6 “, FHD (1920 x 1080) 16:9, TN, LED, 250 nits
Memória RAM 16GB DDR4
Armazenamento 1TB M.2 2280 NVMe PCIe 4.0 SSD
Ligações 1x USB 2.0 Tipo-A

1x USB 3.2 Ger. 1 Tipo-A

1x USB 3.2 Gen 1 Tipo-C com suporte para fornecimento energético

1x USB 3.2 Ger. 2 Tipo-C com suporte para ecrã/fornecimento energético

1x HDMI 1.4, 1920×1080/60Hz

1x 3.5mm áudio

1x RJ45 Gigabit Ethernet

Wi-Fi 6(802.11ax) (Dual band) 2*2 + Bluetooth 5.2 Wireless Card

Peso 1,69 kg
Dimensões (L x P x A) 36,16 x 23,30 x 1,99 cm
Avaliação PCGuia
4
Medições 2.8
Experiência de utilização 4.2
Preço 5
Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version