Apple: Worldwide Developers Conference já tem data. Será a estreia (a sério) da maçã na inteligência artificial?

O foco mais que certo deste WWDC deve ser mesmo o anúncio das novas capacidades de IA do iOS 18.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min
©Apple | WWDC 24

A data para a edição de 2024 da Worldwide Developers Conference (WWDC) foi confirmada pela marca: será entre 10 e 14 de Junho. O local é o mesmo dos últimos anos, a sede da empresa na Califórnia, o Apple Park.

Este ano, espera-se que a Apple anuncie, finalmente, novidades no campo da inteligência artificial generativa. É sabido que a empresa liderada por Tim Cook está a gastar cerca de mil milhões de euros por ano em investigação de IA e no hardware necessário para executar modelos de linguagem de grande dimensão (LLM), os mesmos que estão na base, por exemplo, do ChatGPT.

O foco mais que certo deste WWDC deve ser mesmo o anúncio das novas capacidades de IA do iOS 18. Por exemplo, esta tecnologia pode ser aplicada à criação de playlists na Apple Music ou a uma nova app para gerar imagens ou texto. Uma das questões é saber se esta tecnologia vai estar limitada ao iPhone ou ter processamento na nuvem, como acontece com outras marcas de smartphones.

Se tudo for gerado localmente, então apenas os iPhone 16 (que serão lançados entre Setembro e Outubro) o vão poder fazer, pois são os modelos que vão ter os chips mais recentes, provavelmente os A18 Pro. Estes processadores também podem vir com uma Neural Engine actualizada, com mais núcleos, permitindo um melhor desempenho de IA/machine learning.

O que também pode acontecer é a Apple “inventar” um novo nome, para reforçar a inclusão de inteligência artificial – por que não, os Ai18 Pro? A Apple tem estado a implementar servidores de inteligência artificial para responder a este upgrade e ficar pronta a fazer o roll out destas funcionalidades do iOS 18 a partir de Setembro/Outubro.

O pior cenário é este: como a visão completa de IA generativa da Apple pode levar algum tempo a ser totalmente aplicada e solidificada, o conjunto completo de funcionalidades de IA que a Apple tem na manga para o A18 pode não chegar com o próximo iOS.

Uma das grandes beneficiárias da entrada a sério da Apple na IA será a assistente digital Siri. A ideia deve passar por é dotar este recurso de melhores capacidades de conversação natural e uma melhor personalização no tratamento do utilizador.

Por exemplo, entre os rumores que têm vindo a público, diz-se que a Apple estará a desenvolver uma interação melhorada entre a Siri e a aplicação Mensagens, que permitirá completar frases automaticamente de forma mais eficaz e responder a perguntas complexas.

O desenvolvimento de mais apps e recursos para o VisionPro também deve fazer parte do menu principal do WWDC 24. Já em relação a hardware, vários rumores apontam para o lançamento de dois novos modelos de AirPods: um de entrada de gama que vai assumir o lugar dos AirPods de segunda geração; um novo com cancelamento de ruído que vai substituir os AirPods 3; e uns AirPods Max com USB-C.

Uma das novidades para este ano é a criação de um canal de YouTube onde a Apple vai partilhar as sessões para programadores e onde já estão vídeos da edição de 2023. Até agora, estes conteúdos eram apenas disponibilizados na app Apple Developer e no site do evento.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version