AMD aperta requisitos para a certificação FreeSync de monitores e TV

A partir de agora, para um monitor 1080p ou 1440p ser certificado FreeSync terá de ter pelo menos uma taxa de actualização de 144 Hz.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A AMD actualizou os requisitos mínimos para a certificação FreeSync, a alternativa da empresa ao mais caro G-SYNC da Nvidia. Ambas as tecnologias permitem sincronizar a taxa de actualização do monitor ou televisor com a da placa gráfica para evitar distorções e soluços na imagem que está a ser reproduzida.

Ao contrário do G-SYNC, que obriga a incluir hardware extra no monitor ou televisor para sincronizar a actualização do ecrã com a placa gráfica, o FreeSync funciona exclusivamente por software e é baseado na tecnologia Adaptive Sync da VESA. Naturalmente, a tecnologia da AMD permite a construção de dispositivos mais baratos que os que incluem a tecnologia da Nvidia.

Por isso, actualmente, a grande maioria dos monitores com taxas de actualização de 60, 75, 90 e 120 Hz são certificados FreeSync. Inicialmente esta tecnologia funcionava exclusivamente através de ligações DisplayPort, mas mais tarde começaram a surgir também monitores que permitem a utilização desta tecnologia através de ligações HDMI. Este tipo de ligações são agora as mais comuns. Esta tecnologia foi um sucesso tão grande que a Nvidia foi obrigada a lançar uma tecnologia parecida, denominada ‘G-SYNC Compatible’.

Com os novos requisitos, a AMD obriga a que as TV e monitores tenham uma taxa de actualização de pelo menos 144Hz para o FreeSync funcionar. Esta obrigatoriedade aplica-se todos os monitores e TV com uma resolução horizontal de menos de 3440 píxeis.

Por isso, os monitores 16:9, que tenham resolução 1080p (1920 x 1080) ou 1440p (2560 x 1440) têm agora de ter 144 Hz para terem certificação FreeSync. Isto pode querer dizer que futuros monitores de baixo custo podem deixar de poder usar esta tecnologia.

Os monitores com resoluções maiores que têm certificação FreeSync Premium, a taxa de actualização mínima passa a ser de 120 Hz. Os requisitos para os monitores dos computadores portáteis continuam os mesmos.

Portáteis Monitores e TV
FreeSync Taxa de actualização máxima: 40 – 60 Hz Taxa de actualização máxima: ≥ 144 Hz
FreeSync Premium Taxa de actualização máxima: ≥ 120 Hz Taxa de actualização máxima: ≥ 200 Hz
FreeSync Premium Pro AMD FreeSync HDR mais os requisitos FreeSync Premium AMD FreeSync HDR mais os requisitos FreeSync Premium

 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version