A janela de formatação de discos do Windows é uma solução temporária que está no sistema há 30 anos

Há 30 anos, um programador da Microsoft "desenrascou" uma interface para a janela de formatação de discos do Windows que ainda é usada actualmente.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Os portugueses têm a palavra “desenrascar” para definir uma solução temporária para um problema que, às vezes, acaba por se tornar definitiva. A programação é um das actividades em que um “desenrascanço” temporário tem muitas possibilidades de se tornar um remendo permanente. Isto é demonstrado por Dave Plummer, um ex-empregado da Microsoft que foi responsável pelo design da janela que contém os parâmetros de formatação de suportes de dados do sistema operativo e que não muda desde os tempos do Windows 95.

O Windows é conhecido por ter vários conflitos entre elementos dentro da mesma interface gráfica. Isto não é novo e, de certeza, que vai continuar a acontecer na próxima versão do sistema operativo que a Microsoft está a desenvolver. Mas há uma janela específica que foi criada à pressa para ser uma medida temporária até que fosse encontrada uma versão mais afinada.

De acordo com Dave Plummer, ex colaborador da Microsoft, a janela ‘Formatar’ foi feita à pressa nos finais de 1994. Nessa altura, as equipas da Microsoft estavam ocupadas a passar “milhões de linhas de código” da interface de utilizador do Windows 95 para o Windows NT. A interface gráfica da janela ‘Formatar’ era uma das que tinham mais diferenças entre os dois sistemas operativos e, por isso, era necessário criar uma nova interface para esta janela.

Plummer desenhou as várias opções da janela numa folha de papel (capacidade, sistema de ficheiros, tamanho da unidade de atribuição, nome, etc) e alinhou-as na vertical usando VC++ 2.0. O programador diz que esta interface não era “elegante”, mas, pelo menos, era uma solução funcional até que à implementação de uma interface mais refinada.

Trinta anos mais tarde, a Microsoft fundiu os sistemas operativos baseados em Win32 para o mercado de consumo com os sistemas com tecnologia NT, mas a janela ‘Formatar’ continua a ser a mesma solução temporária desenhada por Plummer naquela folha de papel.

Mas Plummer não criou apenas o aspecto da janela ‘Formatar’, também fez algumas escolhas (completamente arbitrárias) acerca da capacidade máxima dos volumes FAT. O sistema de ficheiros FAT32, lançado com o Windows 95, usa um campo de 32 bits para contar os sectores, o que faz com que a capacidade máxima de um volume FAT32 seja de 2 TB.

A ferramenta de formatação integrada no Windows NT suportar apenas volumes com capacidades até aos 32 GB, um valor escolhido pelo próprio Plummer para evitar desperdiçar muito espaço quando são usadas unidades de atribuição com tamanhos muito grandes.

A Microsoft decidiu integrar a interface original da janela ‘Formatar’ na versão final do Windows NT 4.0 e com ela todas as escolha feitas por Dave Plummer.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version