A AMD vai implementar upscaling por IA para os gráficos de videojogs

A AMD é o único fabricante de placas gráficas que não usa inteligência artificial na funcionalidade de upscaling de gráficos em videojogos.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Todos os principais fabricantes de GPU para placas gráficas. Nvidia, AMD e Intel oferecem funcionalidades de upscaling dos gráficos nos jogos, denominadas DLSS, FSR e XeSS respectivamente. No entanto, as soluções propostas pela Nvidia e Intel usam hardware de inteligência artificial para fazer funcionar essas funcionalidades, já a AMD usa um método diferente no FSR que dispensa hardware especializado como os Tensor Cores presentes nos GPU da Nvidia. A vantagem que o método da AMD oferece é a possibilidade de usar o FSR em placas gráficas mais antigas. Mas a empresa que mudar e segundo o seu Chief Technology Officer, vai começar a usar IA para upscaling muito em breve.

Numa entrevista recente, foi perguntado ao CTO da AMD, Mark Papermaster, qual seria um dos focos principais da empresa em 2024. Naturalmente, a resposta foi: inteligência artificial. Papermaster disse que, durante muito tempo, a AMD esteve a criar as bases para acrescentar IA a todo o seu portefólio de produtos e que esse processo está concluído. Acrescentou ainda que: “Os nossos produtos de gaming estão a ser preparados para receber funcionalidades de IA e 2024 será o ano dessa implementação.” O responsável da AMD disse ainda que a associação do nome da empresa com a inteligência artificial ainda não é tão fácil como acontece na concorrência e que quer alterar essa percepção.

No que diz respeito à nova funcionalidade de upscaling por IA da AMD, parece que vai chegar com o lançamento dos produtos com arquitectura RDNA4 previstos para este ano, o que, muito provavelmente vai excluir todas as placas que actualmente são compatíveis com FSR. Apesar do lançamento de GPU com novas capacidades, várias notícias dão conta que a AMD não tenciona concorrer coma Nvidia no mercado das placas gráficas topo de gama, optando por concorrer apenas nos produtos de gama média.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version