Sony Interactive Entertainment despede 900 funcionários e fecha um estúdio de desenvolvimento de jogos

A Sony vai despedir 8% do total de trabalhadores da divisão PlayStation e baixou as estimativas de vendas da PS5.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Sony Interactive Entertainment anunciou ontem que vai despedir cerca de 900 pessoas ligadas à divisão PlayStation e de vários estúdios de desenvolvimento de jogos. O número de despedimentos corresponde a 8% da força de trabalho total da empresa.

Entre os estúdios afectados pelos despedimentos estão a Insomniac (Spider-Man and Ratchet and Clank), Naughty Dog (The Last of Us) e Guerrilla (Horizon Zero Dawn), que são responsáveis por alguns dos títulos mais importantes da PlaStation.

O London Studio da Sony, que estava a desenvolver um novo título multiplayer para a PlayStation 5, vai encerrar totalmente. A empresa também vai despedir trabalhadores das divisões criativas, de tecnologia e de apoio técnico.

Para além dos estúdios, a Sony informou que os despedimentos vão afectar todas as delegações dos países em que a empresa está presente.

Em paralelo, director da divisão PlayStation Studios, Hermen Hulst, disse que a liderança da SIE esteve a avaliar os estúdios e o portefólio de títulos e olhou para vários projectos que estão em diferentes estados de desenvolvimento. Alguns desses projectos acabaram por ser cancelados. Hulst não deu mais detalhes, mas um dos projectos cancelados foi muito provavelmente um título que o London Studio estava a desenvolver. De acordo com a Bloomberg, outro projecto que acabou cancelado foi um jogo online relacionado com a série Twisted Metal, que estava nos primeiros passos de desenvolvimento pela Firesprite.

Hulst também indicou que a SIE está a reavaliar a estratégia de lançamento de megaproduções single-player que fizeram deram nome à empresa na última década e que vão contrabalançá-los com o lançamento de jogos online que prendam os jogadores durante mais tempo.

A Sony tinha intenção de lançar 10 jogos online até 2026, No entanto, a versão multiplayer online de The Last of Online foi cancelado recentemente.

Recentemente veio a público a informação que a Sony não planeia lançar sequelas para os seus títulos mais importantes, pelo menos até Abril do próximo ano. Em vez dos títulos de produção própria, este ano a empresa vai apostar em títulos produzidos por terceiros como Final Fantasy 7 Rebirth e a expansão para Eleden Ring. A empresa também reduziu as projecções de vendas da PlayStation 5 para o ano fiscal corrente, que termina a 31 de Março. Os novos números indicam que em 2023 a empresa irá vender 21 milhões de consolas em vez dos 25 milhões que estavam projectados.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version