Já é possível “cheirar” os videojogos

O GameScent usa uma mistura de áudio com inteligência artificial para acrescentar cheiro aos videojogos.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - GameScent

Uma empresa chamada Elevated Perceptions lançou uma máquina que permite adicionar cheiro aos videojogos. Chama-se GameScent e usa inteligência artificial para libertar cheiros que correspondem ao que se está a passar no ecrã. Em vez de ser necessário incluir código nos jogos para fazer funcionar esta máquina, o dispositivo consegue detectar e identificar sons específicos nos jogos para depois libertar a fragrância correspondente. Esta forma de funcionar torna o GameScent compatível com praticamente qualquer plataforma de jogos.

O Gamscent inclui seis cartuchos que incluem cheiro a pólvora, explosão, corridas, tempestade, floresta e “ar limpo” que serve para neutralizar quaisquer outros cheiros que estejam presente. A empresa está a desenvolver mais cartuchos com mais odores como sangue, erva acabada de cortar, mar e um estádio cheio de gente.

A tentativa de incluir cheiros em vários tipos de conteúdos não é novidade, existiu uma cabine para realidade virtual que usava vento, cheiro e água para aumentar a imersão nos conteúdos, a Ubisoft também desenvolveu um dispositivo semelhante para utilização exclusiva com o jogo de South Park e uma máscara para utilização com dispositivos de realidade virtual, mas nenhuma destas propostas foi um grande sucesso comercial.

O GameScent está disponível nos Estados Unidos e custa 179,99 dólares.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version