Google apresentou 8 novidades para o Android no MWC

A Google aproveitou a edição de 2024 do Mobile World Congress para apresentar 8 novidades que vão chegar em breve ao ecossitema Android.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - Google

A Google aproveitou o maior evento mundial sobre smartphones, o Mobile World Congress, para apresentar um conjunto de novidades que vão chegar em breve ao seu sistema operativo para dispositivos móveis Android. Como a inteligência artificial é o tópico mais quente do momento, muitas destas novidades têm a ver exactamente com IA, mas o Android em si também não foi esquecido.

A primeira novidade tem a ver com o modelo de IA Gemini que recentemente recebeu uma aplicação separada, mas que agora vai chegar à app de mensagens Google Messages. Os utilizadores vão poder conversar com o Gemini directamente a partir da aplicação de mensagens e usar as funcionalidades generativas para fazer várias coisas, como elaborar respostas ou refinar a linguagem das mensagens, entre outras coisas.

O Android Auto vai receber a capacidade de elaborar resumos de mensagens e de conversas em grupo e ainda vai poder sugerir respostas. Com um único toque, os utilizadores vão poder deixar uma mensagem, iniciar uma chamada e partilhar a hora de chegada estimada. A intenção da Google é usar IA nas tarefas mais importantes para que o utilizador se mantenha focado na condução.

Uma outra funcionalidade com IA é a ‘Lookout’ que serve para ajudar os utilizadores com dificuldades de visão. Nos smartphones com Android, a ‘Lookout’ vai poder ler em voz alta legendas e descrições em conteúdos como vídeos. Para já, a funcionalidade de IA da ‘Lookout’ está limitada à língua inglesa.

O Google Lens também vai ter integração com o TalkBack. Isto quer dizer que tudo o que estiver no campo de visão da câmara será analisado e descrito em voz alta. Com esta funcionalidade, um utilizador pode apontar a câmara para um edifício e o sistema dá informações acerca de horários de funcionamento ou direcções, entre outra informação relevante.

Abandonando as funcionalidades de inteligência artificial, nos dispositivos Android os utilizadores vão poder anotar documentos com o dedo ou com uma caneta no Google Docs.

A app Fitbit vai em breve receber todos os dados recolhidos por outras apps de fitness que sejam compatíveis com o sistema Helath Connect da Google. Dados como a quantidade de calorias gastas, distâncias percorridas e a quantidade de passos que tenham sido recolhidos por outras aplicações vão aparecer no separador ‘Hoje’ da app Fitbit.

O sistema operativo Wear OS também não foi esquecido e vai receber novas funcionalidades. Através da aplicação Google Wallet, os utilizadores vão poder ver bilhetes electrónicos, passes de transportes públicos e boarding passes para viagens aéreas através do mostrador do relógio. E quem quiser usar o smartwatch para navegar pode receber direcções, verificar horas de partida e até ver as indicações que aparecem no ecrã do telefone directamente no ecrã do relógio.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version