Vodafone assina acordo de 1,4 mil milhões de euros com a Microsoft para reforçar oferta de tecnologias de IA e IoT

Em paralelo com este acordo, a Vodafone anunciou outra parceria, desta vez a nível nacional, com a NOS.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Google

A Vodafone e a Microsoft anunciaram hoje uma parceria estratégica para reforçar a oferta de serviços de IA generativa, serviços digitais (onde se inclui a IoT) e cloud a mais de trezentos milhões de clientes da operadora, a nível global.

Este acordo, válido por dez anos, prevê um investimento de 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,38 milhões de euros), que será aplicado na «transformação da experiência dos clientes» Vodafone com inteligência artificial generativa, com o objectivo de a tornar «altamente personalizada e diferenciada, em vários canais».

Além do reforço das capacidades de IA da Vodafone, a parceria vai ainda servir para «desenvolver novos serviços digitais e financeiros para empresas, particularmente PME em toda a Europa e África, e reformular a estratégia global de nuvem de centros de dados». A operadora vai ainda «melhorar e escalar» a sua oferta de IoT.

Da parte da Microsoft, a empresa irá usar os «serviços de conectividade fixa e móvel da operadora» e investir na plataforma de IoT da Vodafone, que se «tornará um negócio separado e autónomo até Abril de 2024»: as duas marcas falam mesmo no nascimento de uma «nova empresa».

Em paralelo com este acordo, a Vodafone anunciou outra parceria, desta vez a nível nacional, com a NOS. Aqui, o que está em causa é um novo «acordo de desenvolvimento e partilha recíproca de fibra óptica», que vai ter impacto em «cerca de 1,1 milhões de casas» portuguesas».

Contudo, e apesar de existir um acordo para este mercado, as duas empresas «mantêm total autonomia no desenho das ofertas comerciais e na escolha das soluções tecnológicas que decidam vir a implementar». A «total independência na gestão da base de clientes de cada uma das empresas, bem como a confidencialidade no tratamento da informação dos consumidores» também fica assegurada.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version