SK Hynix diz que os módulos de memória CAMM também vão chegar aos PC de secretária

A utilização de módulos de memória CAMM nos computadores de secretária vai obrigar os fabricantes a redesenharem as motherboards e, possivelmente, limitar o número de módulos que se podem instalar.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - Samsung

A SK Hynix, uma das maiores fabricantes mundiais de memórias, diz que há a possibilidade de os módulos de memória Compression Attached Memory Module (CAMM), concebidos originalmente pela Dell para utilização em computadores portáteis, vão chegar também aos computadores de secretária.

Estas declarações foram feitas por um representante da SK Hynix durante a CES 2024 a um site coreano de tecnologias chamado ITSubIssub. De acordo com as declarações do representante da empresa, a primeira implementação desta tecnologia já está a ser feita, mas não deu mais detalhes.

As memórias CAMM foram desenvolvidas pela Dell em 2022 e foram certificadas para substituir os módulos So-DIMM como o tipo de memória padrão para computadores portáteis. A sua utilização em PC de secretária pode alterar a forma como as motherboards são concebidas, porque estes módulos são instalados na horizontal e aparafusados à placa, ao contrários dos DIMM actuais que são instalados na vertical e presos por clipes de cada lado do módulo.

A forma dos módulos CAMM também pode limitar o número de unidades que se podem instalar numa motherboard com dimensões ATX. No entanto, há cerca de um mês, a JEDEC anunciou a provação da norma CAMM2 que foi pensada para usar memórias DDR5, mas que só deve começar a ser adoptada em 2025, quando começarem a chegar as memórias DDR6.

Embora a norma CAMM permita a utilização em dispositivos móveis de memórias com velocidades e densidades mais altas, quando se compara com os módulos DIMM actuais, as vantagens da sua utilização em computadores de secretária ainda não foram provadas. Uma das vantagens pode ser a poupança de energia, visto que as memórias CAMM têm consumos muito mais baixos. Mas, obviamente, a utilização de componentes de baixo consumo energético tem muito mais importância nos dispositivos móveis que usam baterias como fontes de alimentação que nos computadores que estejam sempre ligados à rede eléctrica.

De acordo com JEDEC, as memórias CAMM2 DDR5 foram desenhadas para computadores portáteis de alto desempenho e para computadores de secretária de uso corrente. Já as memórias CAMM2 LPDDR5/5X são destinadas aos computadores portáteis de uso corrente e para alguns modelos de servidores.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version