PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Organize facilmente as suas colecções
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Dicas > Guia completo > Organize facilmente as suas colecções
DicasGuia completo

Organize facilmente as suas colecções

Use o programa gratuito Data Crow para criar base de dados de colecções, manter tudo organizado e encontrar facilmente o que quer.

Mafalda Freire
Publicado em 6 de Janeiro, 2024
Tempo de leitura: 12 min

O Data Crow é um programa que funciona com uma vasta gama de colecções, desde livros, música e filmes até jogos de tabuleiro e banda desenhada. O software permite introduzir manualmente os detalhes dos itens, ou utilizar bases de dados online, para ter informações sobre os produtos, tal como acontece com o Plex ou o Kodi. O Data Crow permite ainda fazer pesquisas, ter estatísticas e criar um sistema para que possa emprestar coisas a amigos/familiares e saber sempre onde estão.

- Publicidade -

1-Instalar o Data Crow
Vá a datacrow.org/downloads e clique no link ‘Windows Installer 64bit’ para fazer o download. Faça o unzip do ficheiro e instale o programa; se o Microsoft SmartScreen apresentar um ecrã de aviso, clique em ‘Mais informações’, verifique se na área publicador está ‘NL, Friesland, Van der Waals B.V.’ ou apenas ‘Van der Waals B.V’ e clique em ‘Executar mesmo assim’.

Após concluir a instalação, abra o Data Crow e ser-lhe-á pedido que seleccione uma pasta onde o programa irá armazenar os dados – recomendamos que escolha um local na pasta ‘Documentos’ para facilitar o controlo, a cópia de segurança e a sincronização.

O Data Crow vai iniciar, pedir que seleccione o idioma e, depois, mostrar o ecrã principal. Em seguida, o programa vai perguntar se quer fazer actualizações dos serviços online, ao qual deve dizer que ‘Sim’. Após esse procedimento feche a caixa ‘Dica do dia’ e verá outra chamada: ‘Assistente Seleccionar ferramenta’. Aqui, terá os módulos pré-definidos disponíveis e, ao clicar num deles, este vai ser mostrado no ecrã principal do software. Clique em ‘Seguinte’ (para ver um resumo rápido dos comandos) > ‘Terminar’.

 

- Publicidade -

2- Pesquisar nos catálogos online
Abaixo da barra do menu verá ícones: cada um diz respeito a um tipo de colecção. O do globo, que corresponde a ‘Multimédia’, permite-lhe gerir todas as colecções de vídeo e áudio a partir da mesma área. Qualquer que seja a opção escolhida, clique no botão do assistente de novo item ou seleccione ‘Ficheiro’ e ‘Assistente Item’ para adicionar o seu primeiro produto.

Se tiver seleccionado ‘Multimédia’, ser-lhe-á pedido que escolha um dos oitos módulos existentes – caso contrário, será encaminhado para a ferramenta de pesquisa online do Data Crow. Comece por escrever a totalidade ou parte do título do item na caixa ‘Procurar por’ e clique em ‘Localizar’. Alguns serviços online exigem o registo de uma conta gratuita, o que dará acesso a uma chave API que lhe permite descarregar informações desse serviço. Para tal, clique no botão da roda dentada junto ao nome do serviço para aceder às definições e escrever ou colar a chave e depois volte a fazer a pesquisa.

O botão ‘Localizar’ fica a cinzento, enquanto o Data Crow efectua a pesquisa; após alguns segundos (usualmente), o programa mostra as correspondências do termo, ou do título que pesquisou, na janela à esquerda. Se forem encontradas mais correspondências, verá uma barra lateral que poderá usar para ver as várias opções encontradas. O separador ‘Vista como cartão’ mostra uma miniatura do item, mas se mudar para o separador ‘Ver como tabela’ terá acesso a uma lista com detalhes adicionais, como por exemplo, ano e a classificação por estrelas, no caso dos filmes. Clique no item para aparecer uma descrição completa no painel do lado direito e garantir que é isso que quer adicionar.

3 – Adicionar itens
A descrição é o local onde vão constar todas as informações da colecção – clique em ‘Seguinte’ para ver uma vista detalhada de tudo o que será adicionado ao item, distribuído por separadores. Se necessário, redimensione a janela para ter uma área de visualização maior. Pode editar todos os campos, o que lhe permite adicionar informação-extra, em falta ou fazer alterações aos dados existentes. Cada campo contém diferentes tipos de informação – tal como numa base de dados. Alguns permitem apenas escrever texto, enquanto outros têm um ou mais ícones de pastas, indicando que contêm mais dados relacionados com o item; no caso dos filmes, poderá ser informação sobre os actores, o género e idioma, entre outros dados.

No canto inferior direito vai ver uma pasta com um sinal ‘+’ verde onde podemos criar uma nova entrada; já a pasta normal permite escolher uma entrada existente. Também é possível editar imagens através dos separadores dedicados – há ferramentas para rodar, aumentar a nitidez, desfocar ou converter para escala de cinzentos, além de poder adicionar as suas próprias imagens (até três) a partir de um ficheiro, URL ou da ‘memória’ (a área de transferência). A verdade é que pode optar por fazer estas alterações mais tarde, já que é possível editar os itens depois de adicionados à colecção. Quando estiver satisfeito com as alterações, clique em ‘Terminar’ ou em ‘Terminar & novo’ para adicionar mais entradas.

4 – Alargar a pesquisa
Se a pesquisa online não resultar em qualquer correspondência, clique no menu dropdown ‘Servidor’ para ver outras opções de motores de busca que pode utilizar – alguns módulos, como os livros de banda desenhada e os jogos de tabuleiro, têm apenas uma opção; outros, como os livros e os filmes, permitem-lhe escolher entre diversas fontes. No caso dos Livros, por exemplo, pode alternar entre Google Books, Open Library e Archive.org. Aconselhamos que combine as diferentes fontes online e compare os resultados de cada uma, para ver qual delas lhe dá as melhores informações.

Se, por qualquer motivo, não conseguir encontrar correspondências e tiver tentado várias combinações de palavras-chave sem sucesso, feche o módulo e clique no ‘+’ para adicionar os dados de forma manual – deverá preencher os campos obrigatórios e anexar imagens. Este processo é mais lento, mas permite controlar totalmente as informações registadas.

5 -Ver as coleccções
À medida que adiciona itens às suas colecções, vai querer rever o que gravou. A janela principal do Data Crow mostra a informação em três painéis: à esquerda, está um painel de navegação semelhante ao ‘Explorador de Ficheiros’, onde a colecção pode ser agrupada em categorias, caso essa possibilidade esteja disponível. O painel do meio mostra todos os itens da categoria na vista de cartões – carregue na tecla ‘F2’ para mudar para a vista de tabela e em ‘F3’ para voltar a mudar. Por último, o painel do lado direito [3] apresenta um resumo da informação do item que estiver seleccionado.


Os itens no painel central estão ordenados alfabeticamente por pré-definição, mas pode alterar isto ao clicar com o botão direito do rato em qualquer parte do painel e seleccionando ‘Ordenar’ [4]. Redimensione a caixa que aparece para ver a lista de todos os campos do módulo; faça duplo clique numa das entradas em ‘Campos disponíveis’ para adicioná-lo à coluna ‘Campos seleccionados’. Repita o procedimento para os restantes campos e, em seguida, utilize os botões de setas [7] para alterar a ordem pela qual são aplicados (por exemplo, ano seguido de título). Escolha se o quer fazer de forma ascendente ou descendente e clique em ‘Aplicar’ [8], para ver os resultados.

6 – Criar filtros de pesquisa
Quando a colecção cresce, e se torna muito extensa, pode ser difícil encontrar o que procura; para resolver isto, pode usar a caixa ‘Filtro rápido’ para pesquisar por palavras-chave, mas apenas nos títulos. Se pretender criar um filtro mais complexo, para todos os campos da colecção, clique na lupa ou seleccione o menu ‘Filtrar’; de seguida, escolha novamente ‘Filtrar’. Aqui, é possível definir diversos parâmetros para que a pesquisa seja mais refinada e encontrar facilmente o que procura. Clique em ‘Adicionar’ após seleccionar cada opção e, quando tiver concluído o processo, faça ‘Aplicar’ para guardar as alterações e criar o filtro de pesquisa; se quiser guardá-lo para futura pesquisas, escolha ‘Manter’. Além disso, pode utilizar os filtros para identificar itens que possam ter informações em falta e corrigir esses dados. Para isso, deve usar a funcionalidade ‘está vazio’ na caixa ‘Operador’, associada a um determinado campo, por exemplo a classificação.


Para visualizar a colecção num gráfico, clique no botão do gráfico circular. Isto abre uma nova janela a partir da qual pode gerar um gráfico de barras ou circular. Escolha qual o parâmetro e, depois, clique no ícone do certo a verde; no nosso exemplo, fizemos um gráfico que mostra os filmes, por géneros. Em seguida, pode copiar o gráfico como imagem, clicando com o botão direito do rato no mesmo, depois em ‘Copy’ e colando num ficheiro (também pode imprimir através da opção ‘Print’).

7- Criar uma biblioteca de empréstimos
O Data Crow oferece ferramentas para gerir os empréstimos dos itens a amigos, familiares e conhecidos, ajudando-o a manter um registo de quem tem o quê, há quanto tempo e quando o deve devolver. A biblioteca funciona em conjunto com o módulo ‘Pessoas’ (ícone do smile), onde pode armazenar todo o tipo de informações de contacto, desde o nome e endereço de e-mail ao telefone e à morada – pode introduzir estas informações manualmente ou a partir de um ficheiro XML ou CSV. Para isso clique no menu ‘Ferramentas’ > ‘Assistente Importar itens’[1]; recomendamos que limpe o ficheiro a importar para remover campos irrelevantes, antes de o adicionar ao Data Crow.


Depois de ter todos os empréstimos registados através do separador ‘Gestão de empréstimos’, disponível na ficha de cada item, vá a ‘Ferramentas’ > ‘Exportar empréstimos para iCalendar’ [2] e importe esse ficheiro para o seu calendário principal. Assim, vai saber sempre quando os itens devem ser devolvidos e não se vai esquecer de pedir a devolução, caso estejam em atraso.

- Publicidade -
Etiquetas:bootColecçõesData CrowGuiaListasmultimédiaWindows
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

DicasInteligência Artificial

Três serviços de IA para gerar modelos tridimensionais

Tempo de leitura: 3 min
DicasMacGuia

Trazer de volta a antiga versão do Mail

Tempo de leitura: 5 min
App do diaDicas

App do Dia – Proximo

Tempo de leitura: 1 min
DicasGuia completo

Crie e sincronize passkeys entre o iOS e o Chrome

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}