O Excel foi usado para a criar um CPU de 16 bits que funciona a 3 Hz

Este processador que funciona dentro do Excel tem ainda 128 KB de memória, um ecrã com 16 cores e uma linguagem de programação própria.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 1 min
I built my own 16-Bit CPU in Excel

Um youtuber criou um processador de 16 bits que funciona dentro do Excel a uma velocidade de relógio de 3 Hz e tem 128 KB de memória RAM, um ecrã a cores com 128 x 128 pixeis e uma linguagem de programação própria, tudo a funcionar a partir de uma folha de cálculo. Se quiser, pode experimentá-lo através dos ficheiros que o criador disponibiliza através do Github.

O vídeo que demonstra este computador a funcionar foi publicado no YouTube por um utilizador chamado Inkbox e explica como é que o processador foi criado dentro dos limites do Excel. Segundo o autor, este feito foi conseguido sem recorrer a nenhuns scripts em Visual Basic ou plugins, foi usado apenas o Excel e pode ser usado em qualquer computador que o tenha instalado.

Um dos aspectos mais impressionantes desde “processador Excel” é a presença de uma linguagem de programação assembler completamente funcional que se chama Excel-ASM16. A linguagem tem 23 instruções e permite a utilização de variáveis, labels e até de ficheiros.

Naturalmente, este CPU não serve para muito, mas mostra que o autor tem vastos conhecimentos e criatividade.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version