Linux Mint 21.3 Edge já está disponível e traz compatibilidade com hardware mais recente

Chegou uma nova versão do Linux Mint com mais compatibilidade com hardware recente.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - Linux Mark Institute

No início de Janeiro, a equipa de desenvolvimento do Linux Mint lançou a versão 21.3 depois de um mês de testes beta. Infelizmente, esta versão usava um kernel Long Term Support antigo que não oferece compatibilidade com algum hardware mais recente. Agora lançou a versão 21.3 Edge para resolver este problema.

A versão principal do Mint inclui o Linux 5.15, mas a nova versão Edge inclui o Linux 6.5. O Linux 5.15 está disponível desde Outubro de 2021 e embora tenha recebido várias actualizações de segurança, o mesmo não se pode dizer da compatibilidade com hardware. Por isso, os utilizadores que usem hardware recente têm de usar o novo kernel como o incluído na versão Edge.

No entanto, a equipa do Linux Mint indica no manual que a edição Edge pode não ser tão estável como as outras e pode não ser compatível com alguns drivers. Por isso, a recomendação é que apenas se deve usar a versão Edge se o computador não arrancar ou se não for possível instalar as outras versões do Mint.

Esta versão Edge do Mint ainda é baseada no Ubuntu e é compatível com as actualizações de compatibilidade lançadas para o Ubuntu. Por ser baseado em Ubuntu, esta versão vai receber actualizações até 2027, tal como as outras versões 21.x do Mint.

O Linux Mint 21.3 inclui várias actualizações, incluindo compatibilidade total com arranque seguro e melhorias na compatibilidade com mais implementações de BIOS e EFI.

Se quiser descarregar o Mint 21.3 Edge, ou quaisquer outras versões, basta aceder à página de downloads no site do Linux Mint.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version