Os assistentes virtuais não são, nem de perto, nem de longe, uma novidade, nem a NOS é a primeira operadora a disponibilizar um recurso deste género em Portugal. A Vodafone já tem há alguns anos, o Tobi, que, inclusive, pode ser usado na sua app.
Aqui, o principal objectivo é ajudar os clientes a resolver problemas mais ou menos simples com os seus equipamentos. E é o que parece acontecer com o novo assistente da NOS, disponível no Fórum da operadora e que evitar termos de estar a procurar por tópicos entre os posts de dúvidas ou esperar que um técnico humano nos responda.
Nas perguntas de teste que fizemos nesta plataforma (que não tem qualquer nome especial, a NOS apenas se refere ao mesmo como ‘Assistente Virtual’), conseguimos resultados inconsistentes. Contudo, a NOS defende-se dos erros, de resto, como qualquer outra empresa que use um recurso deste tipo faz.

Logo ao início, mesmo antes de começar a usar o Assistente Virtual, pode ler-se um texto com um disclaimer: «As respostas obtidas na utilização desta ferramenta podem conter imprecisões ou estar incompletas, por isso não substituem aconselhamento através dos canais habituais da NOS».
Ainda assim, o Assistente Virtual conseguiu dizer-nos como reordenar canais na box da NOS. Contudo, quando perguntámos como podemos esconder canais, a resposta foi negativa: «Lamentamos, mas não encontramos informações suficientes nos nossos factos para responder à sua pergunta».

Outra resposta que prova que este assistente pode não ser assim tão inteligente como a NOS diz, foi à pergunta sobre a configuração de um eSIM num iPhone 15: «Lamentamos, mas não temos informações sobre o iPhone 15, pois este modelo ainda não foi lançado». Ainda assim, o assistente deu os passos para fazer esta configuração em iPhone, passos que também são aplicáveis ao mais recente modelo da Apple.
Como acontece com todas as plataformas deste género, é natural que, com o tempo, este Assistente Virtual da NOS consiga responder de forma mais precisa aos clientes, uma vez que será “alimentado” com cada vez mais informação. Resta dizer que a criação deste recurso foi feito em parceria com a empresa nacional DareData Engineering.