É uma solução que tem como objectivo «melhorar a qualidade de vida e conforto do paciente, com monitorização e medição contínua dos níveis de humidade, PH, temperatura». A Genius – Fralda Inteligente ganhou o prémio Melhor App For Good, uma competição que tinha mais vinte equipas.
Esta ideia começou a ganhar forma em 2020 e começou por ser um projecto dedicado a bebés, mas houve uma mudança, durante a pandemia, que fez os criadores mudarem de ideias: «Os recursos humanos nos lares de idosos foram largamente reduzidos no contexto da pandemia».
Assim, Gabriel Camões, António Laranjeira e Simão Pereira (alunos do Curso Profissional de Mecatrónica, na Escola Secundária de Nelas, Viseu) criaram uma app que se liga a uma fralda inteligente com sensores que medem uma série de parâmetros e dá um alerta quando a mesma precisa de ser trocada.
Durante esta 5.ª edição do App Start Up, que reúne os participantes dos encontros regionais do Apps For Good, as equipas «apresentaram os seus projetos e soluções inovadoras a investidores e empresas tecnológicas portuguesas e internacionais», mas, para já, não se sabe quando e de que forma é que a Genius – Fralda Inteligente vai ficar disponível para uso público.
Contudo, o conceito de ‘fralda inteligente’ para bebés já está disponível há algum tempo: a marca Pampers lançou, em 2019, um kit deste género, com sensores, uma app para smartphone e uma câmara.