A Microsoft começou a distribuir aos participantes do programa de testes Windows Insider, nos canais Dev e Canary, actualizações para a Ferramenta de Recorte (Snipping Tool) e para o Vínculo ao Telemóvel (Phone Link), que, segundo a empresa, vão melhorar a experiência de utilização.
A novidade mais importante é a funcionalidade ‘Text Actions’, que permite aos utilizadores copiarem texto a partir das capturas do ecrã usando a Ferramenta de Recorte. A Microsoft, publicou um artigo no blogue oficial do Windows em que afirma que a nova versão da Ferramenta de Recorte consegue detectar texto em todas as imagens do ecrã, permitindo copiar esse texto para partilhar com outros utilizadores ou colá-lo noutras aplicações.
- Publicidade -
Para usar esta funcionalidade, basta clicar no botão ‘Text Actions’ na barra de ferramentas da Ferramenta de Recorte e seleccionar o texto desejado para depois copiá-lo através de um menu de contexto activado, como de costume, com um clique do botão direito do rato ou através da combinação de teclas habitual ‘CTRL+c’.

A funcionalidade ‘Text Actions’ também permite rasurar informação sensível que esteja nos screenshots antes de os partilhar. Neste caso, o utilizador só tem de clicar no botão ‘Quick Redact’ que está na barra de ferramentas do programa. O programa tem a capacidade de detectar automaticamente informação pessoal, como endereços de email ou números de telefone, e rasura-a antes de mostrar a captura de ecrã editada. Para rasurar informação manualmente, o processo é semelhante à cópia: selecciona-se o texto em questão e depois clica-se em ‘Redact Text’ no menu de contexto.
A Microsoft também está a fazer alterações à aplicação Vínculo ao Telemóvel, que é usada para ligar dispositivos móveis Android e iOS ao Windows. A nova versão desta aplicação permite agora editar directamente fotos que estejam em smartphones Android, através da Ferramenta de Recorte. O computador também vai passar a receber notificações quando uma nova imagem é captada com smartphone, desde que o dispositivo móvel e o PC estejam ligados através do programa Vínculo ao Telemóvel. Tal como acontece nas capturas em PC, neste caso a Ferramenta de Recorte também permite copiar texto das imagens captadas com telemóvel.
A Microsoft não revelou quando é que a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres poderá ser usada por todos os utilizadores de Windows.
Existe uma aplicação, power toys da Microsoft que já faz isso. Mas fazem bem ser nativo do Windows