Já se sabia que próxima geração de automóveis BMW, a ‘Neue Klasse’ (‘nova classe’, em português), iria ter um sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) com tecnologia da Qualcomm, baseado na plataforma Snapdragon Ride. Agora, a marca alemã anunciou um novo parceiro: a Amazon Web Services.
Esta divisão da Amazon será a «fornecedora preferencial de cloud para a plataforma de condução automatizada» da BMW, que se estreia nos seus automóveis em 2025. Este sistema vai usar «recursos de computação, inteligência artificial generativa, IoT, machine learning e armazenamento da AWS» para ajudar a criar «veículos altamente automatizados».
Como muitas outras tecnologias de apoio à condução que estão a ser desenvolvidas por várias marcas, o ADAS da BMW tira partido de «software avançado e sensores de bordo para fornecer avisos ao condutor, travagem automática e funções de direcção concebidas para ajudar a melhorar o desempenho de um veículo na estrada».
Esta entrada em cena da AWS vai permitir «escalar a capacidade de gerir grandes aumentos na criação de dados, e uso dos mesmos, no desenvolvimento de recursos de condução automatizada», diz a Amazon.
Os dados gerados pela utilização das «funções de condução automatizada de nível superior», como o «cruise control adaptativo e a assistência ao estacionamento», serão, depois, analisados pela equipas de engenharia da BMW, com o objectivo de contribuírem para o «desenvolvimento de futuras funcionalidades».