A Amazon anunciou ontem, no evento ‘Devices’, que o assistente digital Alexa vai ser actualizado para lhe dar capacidades semelhantes às dos chatbots Bard da Google ou ChatGPT. Esta actualização vai chegar a praticamente todos os dispositivos da linha Echo.
Para activar as funcionalidades de inteligência artificial, o utilizador tem simplesmente de dizer “Alexa, let’s chat” e o assistente muda para o modo chatbot baseado num LLM (Large Language Model). Neste modo, o assistente fica mais expressivo e não é necessário estar sempre a dizer “Alexa” quando se quer dar um comando ou fazer uma pergunta. Se o dispositivo tiver uma câmara, este modo até pode ser activado automaticamente quando o utilizador olha directamente para ela. No modo chatbot, o Alexa pode ajustar o tom e a ‘emoção” consoante o contexto da conversa.
Segundo a Amazon, o assistente Alexa vai continuar a seguir nesta direcção através de uma futura actualização denominada ‘speech-ot-speech’. Nesta actualização, em vez de converter os comandos do utilizador em texto através de reconhecimento de áudio e depois passar essa informação ao LLM para gerar uma resposta ou uma acção e depois passar o texto para áudio para fornecer feedback ao utilizador, o novo modelo vai unificar todas estas tarefas para criar uma experiência de conversação mais rica.