Este é o mais recente computador thin client Chromebox da Acer, com um Celeron 7305 baseado na tecnologia da 12.ª geração de CPU da Intel. Este processador é compatível com 64 GB de memória DDR4 ou DDR5 (neste modelo, temos 4 GB), pode funcionar a uma velocidade máxima de 1100 MHz e tem ainda uma placa gráfica integrada. Por ser um thin client, o CX15 tem poucos recursos locais de processamento e, por isso, depende de um servidor para conseguir executar tarefas mais complexas. Tal como outros computadores deste tipo, este modelo tem dimensões reduzidas (é pouco maior que um leitor de CD ROM externo) e pode ser usado em cima da secretária ou instalado na parte de trás de um monitor, com um suporte.
Como o nome indica, esta máquina utiliza o sistema operativo ChromeOS da Google, um sistema bastante leve, baseado no browser Chrome – podemos usá-lo completamente online ou offline, com praticamente todos os tipos de aplicações que se encontram noutros sistema operativos. O Windows 11 adoptou muitas das soluções de usabilidade do ChromeOS, por isso, se for utilizador Windows, a curva de aprendizagem não é muito acentuada.
Infelizmente, o software de testes que usamos regularmente não está disponível para o ChromeOS, por isso não conseguimos medir o seu desempenho. Apesar disto, foi possível avaliar a experiência de utilização geral, que foi bastante agradável. Contudo, não espere usá-lo para algo mais que aceder à Internet, usar o e-mail, folhas de cálculo ou processamento de texto. Isto porque, com apenas 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, as opções para fazer mais são escassas.
Distribuidor: Acer
Preço: €399
Ficha Técnica
Processador: Intel Celeron 7305
Memória: 4 GB
Armazenamento: 32 GB
Placa gráfica: Intel Graphics (integrada no CPU)
Ligações: 2 x HDMI, 4 x USB-A, LAN, Wi-Fi 802.11 ax
Dimensões: 184 x 186 x 36 mm