O youtuber Jeff Geerling, experimentou fazer uma corrida entre um pombo-correio e uma ligação de fibra à Internet para ver qual seria o meio mais rápido para enviar 3 TB de dados. Naturalmente, a maioria pensará que o pombo perde a corrida, mas o resultado final surpreendeu. O pombo ganhou. Mas perderia, se a distância a percorrer fosse maior que 900 km.
Esta experiência não é nova. Em 2009 uma empresa sul-africana comparou a velocidade de transferência de informação de um pombo que transportava uma pen USB com 4 GB com o serviço de acesso à Internet através de ADSL da ISP Telkom, numa distância de 100 km. O pombo entregou a pen numa hora e oito minutos. Tendo sido acrescentada uma hora para transferir os 4 GB da pen para o computador de destino. Neste tempo, a ligação ADSL só conseguiu transferir 4% da mesma quantidade de dados.
Chegados a 2023, os pombos não mudaram muito em termos evolutivos, mas a velocidade de acesso à Internet e a quantidade de dados se consegue guardar num suporte físico evoluíram bastante e não têm nada a ver com o que se conseguia em 2009. Neste remake, o youtuber usou três pen USB da SanDisk com 1 TB cada. Cada unidade pesava 5 g.
O pombo voou uma milha (cerca de 1,6 km) num minuto. Usando este dado e adicionando o tempo necessário para transferir os dados das pen USB para o computador, o nosso youtuber construiu um gráfico de referência para a velocidade do pombo. Extrapolando os dados, o pombo ganha sempre em distâncias curtas, a partir dos 900 km de distância, a ligação de fibra ganha.
Para levar as coisas para nível seguinte, Geerling apanhou um avião para transportar as três pens USB com os dados dos Estados Unidos para um centro de dados no Canadá. Segundo os dados apurados, ele consegue fazer um melhor tempo que o pombo, mas quando a distância chega aos 8000 km, perde para a ligação de fibra.