Google lança funcionalidade que permite identificar, de forma automática, Air Tags não-autorizadas

Com os 'Alertas de localizadores desconhecidos', os utilizadores Android podem fazer tocar um som para saber onde está o tracker e ver direcções no telemóvel para ver onde estão.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
Get constant protection with Android's unknown tracker alerts

As Air Tags e outros trackers Bluetooth têm um objectivo primordial legítimo: dão-nos a possibilidade de encontrar objectos perdidos, como carteiras e chaves, além de poderem ser usadas em bicicletas e coleiras de cães, por exemplo.

Contudo, há casos em que são usadas de forma ilegítima, pondo em causa a segurança de outras pessoas: são conhecidos casos em que são usadas como forma de stalking ou por ladrões de automóveis, para preparar assaltos.

É precisamente para evitar estes últimos casos que a Google está a fazer o roll out de uma nova funcionalidade de segurança: os ‘Alertas de localizadores desconhecidos’ (Unknow tracker alerts), que já tinham sido anunciados na conferência I/O deste ano.

O objectivo é, como o nome deixa transparecer, mostrar, no smartphone, uma notificação automática de alerta aos utilizadores do Android quando um tracker Bluetooth estiver a “viajar” connosco, no automóvel, numa mala ou numa mochila.

©Google

Com os ‘Alertas de localizadores desconhecidos’, os utilizadores Android podem fazer tocar um som para saber onde está o tracker e ver direcções no telemóvel para ver onde estão.

Esta nova funcionalidade é compatível, inclusive, com as Air Tags da Apple – o mais curioso é que a Google implementa esta ferramenta de segurança primeiro sem que a iniciativa tivesse partido da Apple: a marca da maçã só aplicou as alterações ao uso das Air Tags para utilizadores de iOS.

No entanto, as duas empresas anunciaram em Maio que estão a trabalhar em conjunto num padrão que seja comum para os vários trackers. O objectivo é que os utilizadores das duas plataformas possam ser alertados para qualquer tipo de localizador, independentemente do fabricante – a previsão é que esta funcionalidade esteja pronta no final de 2023.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version