A Inteligência Artificial foi a estrela da conferência I/O 2023 da Google

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
Google Keynote (Google I/O ‘23)

Na I/O 2023, a Google anunciou os seus planos para incluir funcionalidades de Inteligência Artificial em quase todos os seus produtos, mas o que todos queriam saber era como seria a resposta da empresa à integração da tecnologia de IA que faz funcionar o ChatGPT noutros produtos, como o motor de busca Bing da Microsoft.

A resposta da Google foi o anúncio de uma reforma completa do Google Search (o motor de busca que tornou a empresa famosa), que vai incluir tecnologia IA na experiência de utilização tradicional de busca de informação na Internet.

Durante a conferência, a Google mostrou um pouco da nova “Search Generative Experience”, que coloca respostas geradas por Inteligência Artificial no topo da página com os resultados da busca feita pelo utilizador com os links para as páginas um pouco mais abaixo.

A página com os resultados de uma busca no novo motor de busca com IA da Google.

A nova interface pode vir a acabar com a forma tradicional como os utilizadores procuram conteúdos online e, segundo a Google, a nova experiência de utilização vai dar aos utilizadores o melhor que a web tem para oferecer através da análise dos conteúdos dos resultados das buscas para dar ao utilizador um resumo da informação que procura.

A tecnologia de IA da Google consegue separar os resultados gerados em categorias e os utilizadores podem fazer perguntas em relação aos resultados que faz com que o motor de busca entre num modo de conversação.

Esta novidade por ter impacto negativo no tráfego em vários tipos de sites, como meios de comunicação, blogues e analistas de produtos. Por exemplo, durante a demonstração, o utilizador ficou sempre na página da Google, embora tenham sido mostrados vários links para outros sites.

A nova experiência de busca ainda está em desenvolvimento, mas deve chegar ainda este ano.

Inteligência Artificial e as imagens

Para além do motor de busca, muitas das funcionalidades de IA que foram mostradas centram-se na geração de imagens, que a empresa vai incluir no motor de busca, sistema operativo Android, entre outros. Estas funcionalidades vão assistir os utilizadores na edição de imagem, criação de imagens novas, análise de imagem e comunicação.

Alguns do smartphones Pixel vão receber a funcionalidade Magic Editor ainda durante este ano. A Magic Editor usa IA generativa, para permitir aos utilizadores editarem facilmente imagens com funções semelhantes às que se encontram em programas de edição, como o Photoshop. Com esta funcionalidade é possível remover pormenores ou alterar o céu. Nessas edições, a IA generativa preenche os espaços, ou repetições, que a movimentação dos objectos nas fotos deixam para trás escondendo assim que a imagem foi editada.

A Google também vai usar Inteligência Artificial generativa nas buscas por imagens. A nova funcionalidade chama-se ‘About this image’ e indica aos utilizadores quando é que a Google indexou a imagem pela primeira vez, e a sua utilização noutros sítios. 

Segundo a Google, esta funcionalidade tem como objectivo melhorar os esforços para combater as notícias falsas que resultem da utilização de imagens descontextualizadas. Para além disto, o utilizador também é informado se a imagem foi gerada por IA. 

No esforço para demonstrar uma utilização responsável da IA generativa, a Google anunciou que vai adicionar marcas de água a todas as imagens criadas através das suas ferramentas Inteligência Artificial. O motor de busca da Google também vai mostrar marcas de água nas imagens que sejam geradas através de ferramentas de terceiros.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
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