O CAT S75 não é o único smartphone do mercado que permite enviar e receber mensagens via satélite. O iPhone 14 e o Mate 50 também conseguem tirar partido deste recurso, mas a diferença entre estes modelos está na disponibilidade: em Portugal, só podemos mesmo comprar o S75 para fugir às “amarras” do GSM. A questão é: será que esta é uma funcionalidade prática e fácil de usar? A resposta mais certa é: ‘sim’ e ‘não’.
Preços em conta
Pelo ‘sim’, temos o preço da mensalidade deste serviço e a app em que se baseia. São 4,99 euros para um volume de trinta mensagens mensais, o que nos parece um plano acessível; o mais caro, 29,99 euros, permite enviar 400 mensagens por mês, um valor um pouco irreal, a não ser que moremos no deserto do Saara, por exemplo.
A forma como se enviam mensagens do CAT S75 é relativamente simples: basta abrir a app Bullitt Satellite Messenger (que já vem instalada), criar uma conta (gratuita), escolher um plano e usar o cartão de satélite que já está inserido numa das ranhuras da bandeja SIM. Como este é um modelo dual SIM, podemos ainda incluir o nosso cartão da operadora. O que não podemos usar é os dois SIM em simultâneo e um microSD para expandir o armazenamento, um problema que a CAT devia ter evitado.
Tempo nublado, sinal bloqueado
O ‘não’ é justificado pelo facto de o acesso ao satélite não ser um dado garantido – durante os nossos testes, nem sempre foi possível usar esta forma de comunicação. Para começar, o céu não pode estar nublado: se houver algumas nuvens na direcção do satélite, vai ser complicado conseguir a ligação. Depois, também não pode haver estruturas grandes (artificiais ou naturais) nas imediações: antenas, prédios, árvores, paredes rochosas influenciam negativamente a comunicação. Para ajudar, entra em acção um recurso gráfico da app que nos ajuda a perceber onde está o satélite e a força do sinal – quando ficar verde, sabemos que o CAT S75 vai poder ser usado neste modo.
Ok, temos satélite: e o resto?
A utilização deste modelo depende muito, como é óbvio, do desempenho deste recurso, uma vez que é o seu principal argumento de venda. Ainda assim, isto não põe na sombra os outros argumentos do CAT S75: é um telemóvel rápido, com um aspecto robusto (é o seu segundo predicado), com boas câmaras e com um óptimo ecrã. Sentimos, por diversas vezes, que este é um daqueles modelos que dificilmente nos vai deixar pendurados em situações extremas, até porque a sua autonomia também acaba por ser uma grande vantagem.
Distribuidor: CAT Phones
Preço: €569,99
Benchmarks
- AnTuTu: 446 647
- 3D Mark Wild Life: 0*
- GeekBench 6 Single CPU: 847
- GeekBench 6 Multi CPU: 2114
- GeekBench 6 OpenCL: 0*
- PCMark 3.0 Work: 11 154
- PCMark 3.0 Battery: 1001 minutos
*não correu o benchmark
Ficha Técnica
Processador: Mediatek Dimensity 930 (2 x 2,2 GHz + 6 x 2 GHz)
Memória: 6 GB
Armazenamento: 128 GB
Câmaras: 50 MP f/1.8 + 8 MP f2.2 +
2 MP f2.4 (traseira); 8 MP f2.0
Ecrã: 6,58″ FHD+ 120 Hz (2048 x 1080), 400 ppi
Bateria: 5000 mAh
Dimensões: 171 x 80 x 11,9 mm
Peso: 268 gr