MSI tenta resolver o problema do sobreaquecimento das fichas 12VHPWR com uma solução simples

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - PC World

Pouco tempo depois de as placas da série RTX 40 serem lançadas, começaram a surgir relatos de fichas e de tomadas de alimentação que derreteram por causa da grande quantidade de energia que essas placas consumiam através das novas ligações de alimentação 12VHPWR. No início pensou-se que a culpa seria do design e da qualidade das fichas. Depois de uma investigação exaustiva, chegou-se à conclusão que o problema tinha a ver com fichas mal inseridas. Apesar de, na grande maioria dos casos, ser um erro do utilizador, muitos pediram uma revisão completa ao design das fichas e dos cabos, porque é difícil perceber se as fichas estão ligadas como deve ser. Especialmente, numa altura em que todas as fichas e tomadas de alimentação são pretas. Para tentar resolver o problema, a MSI usou uma solução simples: começou a usar fichas amarelas.

Durante a Computex 2023, a MSI apresentou uma nova fonte de alimentação modular com um cabo e uma tomada 12VHPWR para utilização com as placas da série 40 da Nvidia. O cabo em si é exactamente igual ao do modelo anterior, mas as fichas são amarelas. Depois de ligar as fichas 12VHPWR, se o utilizador continuar a ver alguma zona amarela na ficha, sabe que não está bem ligada e pode sobreaquecer. 

Um dos defeitos de design das fichas 12VHPWR, é a ausência de qualquer pista sensorial de que estão bem ligadas depois de serem inseridas. Com esta solução, se o cabo for puxado, o amarelo da ficha fica logo visível para indicar uma ligação incorrecta.

Apesar de esta solução estar, para já, presente apenas na fonte de alimentação MAG 850GL da MSI, a empresa vai inclui-la também em todas as fontes ATX 3.0.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version