Nvidia reconhece 50 casos de fichas derretidas, e acusa utilizadores de as ligarem incorrectamente

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min
Origem: Ricky TO (Facebook)

Após várias semanas com constantes casos de fichas de 16 pins (12VHPWR) a derreterem nas novas GeForce RTX 4090 e RTX 4080, a Nvidia finalmente emitiu uma declaração, em que reconhece a existência de problemas com a própria ficha, e que até ao momento já foram identificados 50 casos de fichas derretidas.

Para a Nvidia, a principal razão pelo qual esta situação sucede deve-se à incorrecta ou incompleta inserção da ficha no conector da placa gráfica, e que para evitar este tipo de problemas, a Nvidia recomenda os utilizadores a inserirem a ficha 12VHPWR correctamente antes de encaixarem a placa na motherboard do sistema.

Nvidia @GamerNexus.com

A confirmar esta teoria, segundo a Nvidia, estão as fichas dos cabos ou adaptadores queimados, que aparentam ter marcas de desgaste visível, revelando assim a incorrecta inserção da ficha no conector da placa gráfica. Ainda assim, a Nvidia garante que irá substituir todas as placas e cabos (ou adaptadores) danificados, ao abrigo da garantia.

Recordamos que embora seja a Nvidia a ficar mal vista nesta situação, não foram eles os responsáveis pelo desenvolvimento da ficha 12VHPWR, mas sim a PCI-SIG, um consórcio detido por várias empresas, que determina os padrões das ligações utilizadas no mercado.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version