Já tinha sido mostrado no CES 2023 e, em Fevereiro, fez uma aparição no Mobile World Congress 2023, em Barcelona. O smartphone robusto da CAT que permite enviar e receber mensagens por satélite chegou a Portugal.
O S75 tira partido da tecnologia Bullitt Satellite Messenger (BSM), tem um modem criado especificamente pela MediaTek e antenas próprias para este tipo de comunicação. Para criar esta nova funcionalidade (que também está nos novos iPhones e num modelo da Huawei), a marca juntou-se às redes de satélites geoestacionários (que estão numa posição fixa) Inmarsat e Echostar.
Segundo a CAT, o BSM é o «primeiro serviço» do género a «transmitir directamente para o satélite», o que garante uma «cobertura acessível e ininterrupta, além da infraestrutura celular existente».
Contudo, quando tentamos enviar uma mensagem pelo BSM, a ligação por satélite não é a prioritária: primeiro, o CAT S75 tenta as redes de dados e Wi-Fi; só depois, se nenhuma destas estiver disponível, é que a SMS segue por esta via – mas, para isso, há uma condição meteorológica essencial: o céu não pode estar nublado.
Este serviço não é gratuito: para usar o BSM é preciso fazer uma subscrição que custa 4,99 euros/mês, que nos primeiros três meses é grátis. O smartphone, em si, está à venda na Worten e na Fnac por 559,90 euros. Pode ver as características completas deste modelo aqui.