Entre 12 e 14 de Junho, há vários fóruns (subreddits) do Reddit que vão estar privados. Esta é uma forma de os seus moderadores protestarem contra uma política da plataforma, que quer cobrar somas avultadas aos criadores de apps que usem a sua API.
Fóruns como os r/funny, r/aww, r/gaming, r/music e r/science vão estar inacessíveis durante 48 horas, mesmo a subscritores: ao todo são mais de seis mil. A evolução dos subreddits que vão ficando privados pode ser acompanhada em directo neste stream no Twitch.
Segundo os moderadores, muitos destes subreddits vão continuar privados, mesmo depois de acabar o protesto de 48 horas, o que pode levar a que haja uma “fuga” de utilizadores desta rede social.
O Reddit vai mudar os preços de acesso à sua API, usada por programadores de apps que a usam para facilitar a interacção com esta plataforma de discussão, uma das mais populares da Internet.
Uma delas é a Apollo, cujo criador Christian Selig, revelou ter sido confrontado com uma cobrança de vinte milhões de dólares (cerca de 18,6 milhões de euros) para continuar a ter acesso à API do Reddit.
Em Maio, esta app teve mais de sete mil milhões de pedidos/chamadas únicos (requests). Entre os exemplos pedidos da Apollo à API do Reddit está a criação de tópicos de discussão ou fazer um comentário.
Se a decisão do Reddit se mantiver, Christian Selig garantiu que a Apollo será encerrada a 30 de Junho, assim como outras apps que usam a API.