Desde que uso o Windows (e comecei a usá-lo na versão 3), a Microsoft nunca disponibilizou uma forma fácil de migração dos dados e aplicações de um PC para outro. Claro que se pode usar uma das muitas soluções de cópias de segurança ou de clonagem de discos que estão disponíveis. No entanto, muito pouca gente o faz. A Apple, há muito que disponibiliza, pelo menos, duas formas simples de passar tudo o que um utilizador tem de um Mac para outro, através do Time Machine ou através de uma ligação directa entre o computador antigo e o novo. Para colmatar esta lacuna, a Microsoft anunciou a funcionalidade ‘Restore Apps’ para o Windows 11, que já está em testes.
Este funcionalidade foi criada também para ajudar quem desenvolve software, porque, quando se configura um novo PC, as aplicações que estavam no PC antigo não são instaladas na nova máquina e têm de ser repostas manualmente. Segundo a Microsoft: “Esta funcionalidade ajuda a manter os seus clientes quando mudam de dispositivo”.
A descrição publicada pela Micosoft, indica que a lista de aplicações do utilizador é guardada na nuvem e repostas automaticamente quando um utilizador configura um novo dispositivo. Isto inclui os ícones que estão no Ambiente de Trabalho e na Barra de Tarefas. Naturalmente, a empresa aconselha a utilização de uma conta Microsoft para poder usar esta funcionalidade, porque a utilização de uma conta local mantém uma quantidade de dados reduzida. Por exemplo: uma conta Microsoft consegue preservar até 20 conversas no Bing, enquanto, se usar uma conta local, são preservadas menos de 10. Para além da lista de aplicações, esta funcionalidade também permite guardar pasta, dados, definições e credenciais para facilitar a sua reposição num novo dispositivo.
Claro que toda esta informação será guardada no OneDrive, o que pode não agradar a muitos. No Mac, os dados da Time Machine podem ser guardados em qualquer dispositivo de armazenamento ligado ao Mac, que através de rede, quer através de USB ou de outro tipo de ligação.
A funcionalidade ‘Restore Apps’ está actualmente em testes através do programa Windows Insider e deve chegar a todos os utilizadores dentro de alguns meses.