Festival Oeiras Ignição Gerador vai debater o futuro da cultura e da IA; e pediu ao ChatGPT para criar uma iniciativa

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Google DeepMind

A edição de 2023 do «principal summit nacional dedicada à cultura», o Festival Oeiras Ignição Gerador, vai tem uma programação cujo foco está na inteligência artificial.

A organização diz que o evento vai receber «mais de quarenta personalidades» ligadas ao universo da tecnologia para «debater o futuro da cultura, da criatividade e da IA». Entre os principais destaques do Festival Oeiras Ignição Gerador 2023 estão três momentos.

O primeiro tem que ver com uma iniciativa, cuja ideia foi dada pelo ChatGPT. A organização pediu a esta plataforma criada pela OpenAI para criar um desafio que «envolvesse a comunidade do festival» e a solução dada foi a Cabine do Futuro.

Aqui, é pedido ao público que grave um vídeo de um minuto, que depois será transmitido no Festival, onde falam sobre o «papel da cultura e da criatividade num futuro incerto». A Cabine do Futuro estará disponível no Largo 5 de Outubro (centro de Oeiras) entre 15 e 20 de Maio.

O Festival Oeiras Ignição Gerador vai ainda receber Jaron Lanier, o «cientista e filósofo que cunhou o termo ‘realidade virtual’» e que foi «considerado uma das 25 pessoas mais influentes dos últimos 25 anos da história da tecnologia pela Wired Magazine», sublinha a organização. Jaron Lanier falará numa conferência, com o tema ‘A Inteligência Artificial e o Futuro da Criação Artística’.

Finalmente, o festival vai ainda ser dominado por conversas com especialistas ligados a IA; entre estas, destacam-se duas – Os Humanos e as Máquinas: Xadrez, Boxe ou Judo? (dia 18 de Maio, com Gonçalo M. Tavares); e Inteligência Artificial e Cultura: Oportunidade ou Ameaça? (dia 19, com Ana Paiva, Leonel Moura e Susana Peralta).

O Festival Oeiras Ignição Gerador acontece entre 18 e 20 de Maio; o programa completo desta edição e todos os detalhes, estão aqui.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version