Cuidado: há sites de phishing que se estão a fazer passar pelo ChatGPT para roubar dados

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Check Point

O ChatGPT tem sido, nos últimos meses, um dos serviços que mais atenções tem despertado: este serviço com base em inteligência artificial pode gerar texto, código e outros tipos de conteúdos a partir de pedidos, os prompts (pode ler aqui um pequeno guia sobre como usar esta plataforma).

Assim, era mais que natural que os hackers começassem a usar a popularidade do ChatGPT para criar sites falsos com malware ou outros tipos de ataques maliciosos – e foi isto mesmo que acabou por acontecer.

O alerta é dado pela Check Point: «Notámos recentemente um aumento nos ciberataques que utilizam sites associados à marca ChatGPT. Estes ataques envolvem a distribuição de malware e tentativas de phishing através de websites que parecem estar relacionados com o ChatGPT».

Entre os sites falsos, que «induzem os utilizadores a descarregar ficheiros maliciosos ou a divulgar informações privadas» estão chat-gpt-pc.online, chat-gpt-online-pc.com, chatgpt4beta.com, chat-gpt-ai-pc.info e chat-gpt-for-windows.com.

Segundo a Check Point, desde o início de 2023 até ao final de Abril, «dos 13 296 novos domínios criados relacionados com o ChatGPT ou o OpenAI, 1 em cada 25 novos domínios eram maliciosos ou potencialmente maliciosos».

Etiquetas:
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version