A Xiaomi anunciou uma nova geração de caixas com o objectivo de tornar a experiência do utilizador mais «simples, prática a acessível». Aqui, a prioridade é dada à integração entre todos os elementos que fazem parte do packaging.
Como exemplo, a marca lembra a mudança que à boleia do lançamento do smartphone Mi 3 (o terminal que, em 2013, inaugurou uma nova linguagem de design do packaging): o telemóvel e os acessórios estavam combinados «num só tabuleiro em vez de dois» – auscultadores e cabos vinham «dentro do suporte do telefone», o que se traduzia numa «estrutura interna mais simples».
No geral, e actualmente, a Xiaomi destaca uma abordagem em que adopta um «design elegante, simples e estilo minimalista», que dá às caixas uma «aparência subtil e discreta». Por trás desta terceira geração de caixas, há ainda um statement: a marca quer mostrar que «não é apenas uma marca tecnológica», mas também um «estilo de vida».
Além do design, o outro eixo que motivou a entrada na terceira geração de packaging foi a sustentabilidade ambiental: o cartão e papel usados estão, agora, em muito menos quantidade, devido a este “emagrecimento” das caixas.
Contudo, há uma área onde a marca confessa ter de melhorar: «Ainda recorrermos a plásticos para o suporte interno das embalagens, mas estamos a explorar activamente soluções em papel que possam ser uma alternativa viável e que não comprometam a integridade dos produtos».
Esta ideia é reforçada por Chen Lu, directora sénior do ecossistema da Xiaomi: «Antecipo que o design sustentável venha a ser o futuro do design de packaging com foco na reutilização, visto que os consumidores estão cada vez mais eco conscientes. Reduzir a utilização de plástico e fabricar embalagens mais leves e amigas do ambiente será o objectivo principal, no futuro».