Segundo documentos internos da MSI, que foram divulgados nas redes sociais, o novo processador AMD Ryzen 7 7800X3D, que utilizará a tecnologia 3D V-Cache com uma estrutura de um só CCX, similar à utilizada pelo seu antecessor Ryzen 7 5800X3D, regista ganhos de desempenho significativos através de optimizações que podem ser aplicadas, mas que anteriormente estavam indisponíveis.
Segundo o documento divulgado, o novo CPU da AMD pode ganhar 1% de desempenho através da aplicação do modo ‘High-Efficiency‘ e 2% adicional com o ‘Enhanced Mode Boost‘, ambos nomes que a MSI aplicou à tecnologia AMD Precision Boost Overdrive. Outra melhoria significativa será aplicando o perfil de overclock automático AMD EXPO, como colocar as memórias RAM DDR5 a 6000 MHz, a frequência ideal para os processadores Ryzen 7000.
Ou seja, em média conseguirá uma melhoria de 4%, mas existirão situações específicas onde os ganhos podem superar os 12%. Isto, para já, aplica-se apenas para um sistema equipado com uma motherboard MSI, como a MSI X670E Tomahawk WiFi aqui utilizada. Para conseguir estes resultados, poderá utilizar esta fórmula, com os ganhos médios segundo a MSI:
100% do desempenho – Definições de origem
102% de desempenho – Aplicação do AMD EXPO com DDR5 a 6000 MHz
103% de desempenho – Aplicação do AMD EXPO + modo High Efficiency
104% de desempenho – Aplicação do AMD EXPO + modo High Efficiency + Enhanced Mode Boost