Em termos de produtos disponíveis no mercado, é a Realme quem apresentou, durante o Mobile World Congress 2023, em Barcelona, o smartphone com o carregamento mais rápido do mundo, o Realme GT3. Este smartphone tem uma bateria de 4600 mAh, que graças à tecnologia de carregamento rápido de 240W, consegue ser totalmente carregada em apenas 9 minutos e 30 segundos.
Porém é a Redmi, subsidiária da Xiaomi, quem parece ter conseguido captar a atenção de todos com a divulgação na rede social chinesa Weibo da sua mais recente tecnologia de carregamento ultra rápido, que oferece até 300 Watts de potência, o valor máximo teórico suportado tanto pelo carregador como pelo cabo USB-C utilizados.
A Redmi revelou esta tecnologia divulgando um vídeo de um Redmi Note 12 Discovery Edition que carrega a totalidade da bateria em menos de cinco minutos. Para tal, o smartphone foi ligeiramente modificado, passando a usar bateria de 4100 mAh (em vez dos 4300 mAh), devido à incorporação de camadas de dissipação de calor adicionais para a bateria.
O vídeo demonstra que o carregador, equipado com tecnologia Double GaN (Nitreto de Gálio), só começa a atingir as suas potências de pico quando a bateria do smartphone atinge os 5% de carga, tendo somente em ligeiras situações superado os 290W de potência. Bastaram 82 segundos para atingir os 50% de carga, e quatro minutos e 54 segundos para atingir os 100%.