Portuguesa Neuraspace vai deslocalizar equipas para «promover empregos de alta tecnologia em zonas de baixa densidade»

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
©Neuraspace / DR.

A empresa nacional Neuraspace, criada por Nuno Sebastião, fundador da FeedZai e que em Março de 2022 recebeu um investimento de 2,5 milhões de euros da Armilar Venture Partners, vai começar a ter equipas de trabalho na Pampilhosa da Serra.

Em parceria com a câmara municipal, o objectivo passa por «promover empregos de alta tecnologia em zonas de baixa densidade e encontrar novas formas de trazer startups e empresas de tecnologia para estas regiões», diz Carlos Cerqueira, director de desenvolvimento de negócios da Neuraspace.

A Pampilhosa da Serra vai, assim, tornar-se numa espécie de “hub espacial” para colaboradores da Neuraspace que queiram «trabalhar remotamente nos seus centros de incubação e cowork». O projecto prevê ainda a deslocalização para os Açores e a Madeira, nas próximas fases.

Para Carlos Cerqueira, esta estratégia traz vantagens para a empresa: «Isto beneficia-nos em geral, pois estando em modo remoto/híbrido, as equipas podem aproveitar ao máximo o trabalho conjunto em espaços dedicados em regiões atraentes como a Pampilhosa».

©GMV | O AI Fights Space Debris quer usar inteligência artificial para evitar a colisão de satélites com detritos espaciais.

A Neuraspace nasceu em 2020 com o objectivo de usar inteligência artificial e machine learning para “lutar” contra o problema dos detritos espaciais. Na Pampilhosa, os colaboradores vão trabalhar no projecto principal da empresa: o AI Fights Space Debris, que entra em “órbita” para aumentar a «segurança e a sustentabilidade do acesso ao espaço para operadores de satélite».

O projecto AI Fights Space Debris, que usa IA e machine learning para garantir «operações espaciais seguras e evitar colisões com detritos espaciais e outros satélites» tem ainda a participação de três instituições de ensino (Instituto Pedro Nunes, Instituto Superior Técnico e Universidade Nova de Lisboa – FCT) e da subsidiária portuguesa da empresa espanhola GMV, a GMVIS Skysoft.

Durante a duração do AI Fights Space Debris (Abril de 2025) serão abordadas cinco temáticas, a que a empresa chama ‘Produtos, Processos e Serviços’: Radar e Catálogo de Eventos, AI Risk Predictor, AI Risk Mitigator, Resident Space Objects Visualization Tool Interface e Space Traffic Management Body of Knowledge. O montante total de investimento, que teve ainda fundos do PRR / Programa NextGeneration EU Funds, é de mais de 24 milhões de euros.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version