OPPO Find N2 Flip – A nova referência

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 11 min

Tendencialmente, sempre que se fala num novo fabricante asiático (no mercado nacional), as conotações podem nem sempre ser as melhores, sendo habitual associar-se expressões como: “são cópias de outros fabricantes”, ou “usam materiais fracos para serem mais baratos”. Existiram, no passado, situações em que isso até foi verdade, mas não para todas as marcas.

A OPPO é um excelente exemplo de alguém que sempre trilhou o seu caminho para fazer frente a essas afirmações, utilizando a inovação tecnológica como pilar diferenciador.

Foi pioneira no desenvolvimento de soluções como a tecnologia VOOC (Voltage Open Loop Multi-step Constant-Current Charging) de carregamento rápido de 30W em 2014, do primeiro smartphone com ecrã frontal sem interrupção com o Find X em 2018, do primeiro smartphone com ecrã enrolável OPPO X 2021 em 2020, e agora o novo Find N2 Flip, que graças a um conjunto de tecnologias inovadoras, tem tudo para ser o melhor smartphone flip do mercado.

Fazer do impossível realidade

O novo OPPO Find N2 Flip recorre ao popular formato de concha, que foi extremamente popular nos telemóveis dos anos 2000, e que regressou nos últimos anos, com o desenvolvimento dos primeiros smartphones dobráveis.

A OPPO não foi o primeiro fabricante a recuperar este formato, mas não foi por falta de vontade ou de iniciativa, foi por estarem insatisfeitos com os resultados obtidos até então, que não correspondiam às elevadas exigências da marca. Os primeiros protótipos estavam já a ser testados internamente em 2018, mas foram precisas muitas evoluções (e revoluções) ao design e funcionamento da dobradiça, sendo este o elemento chave para permitir algo que mais nenhum smartphone dobrável, do tipo Flip, consegue oferecer, uma dobra no ecrã quase invisível.

Designado de Flexion Hinge, a OPPO aplicou no novo Find N2 Flip uma segunda geração deste mecanismo de dobradiça, tendo a primeira geração sido aplicada no OPPO Find N Fold, lançado em 2021, mas apenas para alguns mercados asiáticos. Esta nova geração de mecanismo de dobradiça utiliza menos elementos, elementos mais leves, mas estranhamente mais robustos.

 

Permite abrir e fechar totalmente o ecrã interno, sem aparentar qualquer tipo de folga entre as duas faces quando fechado, bem como mantê-lo aberto numa posição intermédia, com um ângulo que varia entre os 45 e os 110 graus.

 

Para comprovar a fiabilidade do mecanismo, a OPPO recorreu aos laboratórios independentes da TÜV Rheinland, que certificou o mecanismo para um total de 400 mil ciclos de abertura, o que corresponde a 100 ciclos de abertura por dia, durante 10 anos seguidos. Foi igualmente testado para mais de 100 mil ciclos em temperaturas tão baixas quanto -20ºC, e tão altas quanto 50ºC.

 

Beleza exterior

Um smartphone tem de ser original e único para ter sucesso, razão pelo qual a OPPO manteve alguns detalhes que fazem parte da sua cultura asiática. Veja-se, por exemplo, os detalhes aplicados na textura de ondas do espelho da dobradiça, textura essa que foi conseguida através de um total de 12 mil pontos gravados a laser. Essencial? Nem por isso, mas é nos detalhes que a OPPO sempre gostou de se demarcar.

 

No que toca ao corpo exterior, este utiliza uma moldura em alumínico que combina na perfeição com os painéis traseiros em vidro com acabamento curvo nas extremidades, para uma melhor ergonomia. Estes estão disponíveis em dois tipos de acabamentos distintos, o Preto Astral com acabamento rugoso (mate), e o Roxo Lunar com um acabamento brilhante (glossy), mas ainda assim resistente ao aparecimento de dedadas.

 

 

Nessa mesma superfície destaca-se a presença de dois grandes sensores de imagem, e de um enorme ecrã externo com 3.26 polegadas AMOLED, com um formato de 17:9, similar ao formato habitualmente encontrado em qualquer ecrã de smartphone. Com 900 nits de brilho máximo, este ecrã pode perfeitamente ser utilizado em qualquer circunstância, estando este preparado para receber todo o tipo de notificações (até seis), bem como responder rapidamente a mensagens provenientes de SMS, WhatsApp, Messenger, Telegram e Slack, sem precisar de abrir o telefone, utilizando uma das várias mensagens pré-programadas (pode adicionar mensagens adicionais), ou simplesmente por emojis.

 

 

Também permite o acesso rápido a widgets criados para o efeito, como uma espécie de tamagochi com o seu animal de estimação virtual (cão, gato, ave, hamster ou coelho), ver a previsão meteorológica, agenda, temporizador, gravador de voz e acesso a funções básicas das câmaras, como tirar uma fotografia, uma selfie ou gravar um vídeo. Como não poderia deixar de ser, por se tratar de um ecrã AMOLED, este ecrã exterior é compatível com a tecnologia Allways-On Display (AOD), que por sua vez também pode ser personalizável.

Experiência total

Apesar de se tratar do maior e mais completo ecrã externo de um smartphone flip, só o ecrã interno lhe permitirá usufruir de uma experiência total, face a tudo o que este smartphone tem para oferecer. O ecrã interno, com 6.8 polegadas de dimensão e formato 21:9, utiliza a tecnologia E6 AMOLED LTPO, ou seja, dispõe de uma taxa de actualização variável entre 1 e 120 Hz, e uma taxa de amostragem ao toque de até 240 Hz.

 

A resolução máxima é de 2520 por 1080 píxeis, estando este preparado para reproduzir um brilho máximo de 1600 nits, o que em conjunto com a camada proprietária de protecção e anti-reflexo aplicada, tornam este ecrã perfeitamente utilizável em plena luz do dia, tendo menos 5x reflexos que um ecrã de smartphone tradicional, sem protecção.

Outro ponto particularmente importante, não só neste smartphone como em praticamente todos os modelos de gama média e alta da OPPO, é a aposta nas suas câmaras. Novamente a OPPO decidiu oferecer toda a experiência que os exigentes utilizadores OPPO esperam dos seus equipamentos, estando este Find N2 Flip equipado com o enorme sensor (1/1.56”) Sony IMX890 de 50 milhões de pixéis enquanto câmara grande angular, estando o sensor acompanhado de uma objectiva com uma distância focal equivalente a 23 mm, e uma abertura focal de f/1.8.

Juntamente com este sensor encontra-se um novo sensor, o Sony IMX355 de 8 megapixéis, sendo este responsável pelas fotografias em modo ultra grande angular com uma distância focal equivalente de 16 mm, acompanhado por uma abertura de f/2.2. Já internamente, no topo do ecrã interno, encontra-se um sensor Sony IMX709 de 32 megapixéis, tendo este sensor a particularidade de usar uma combinação de pixéis RGBW, garantindo desta forma uma maior precisão e menor ruído em situações de baixa luminosidade.

Para garantir sempre excelentes resultados, a OPPO dotou o Find N2 Flip do seu processador de imagem MariSilicon X, construído em 6 nm, e que garante um poder computacional próximo dos 18 Tera operações por segundo. Este desempenha um papel fundamental em situações como gravação de vídeo 4K com HDR, para um maior alcance dinâmico e melhores detalhes, e em gravações de vídeo 4K nocturnas, graças à sua extraordinária capacidade de redução de ruído em situações de baixa luminosidade.

Como não poderia deixar de ser, a associação com a histórica Hasselblad, parceria essa criada em 2022, permite explorar melhor a capacidade de captação de fotografias em RAW com 10-bit de cores, ou seja, mais de mil milhões de cores. Existe ainda a integração do modo XPAN, inspirado nas câmaras Hasselblad, que permite a captação de imagens com um campo de visão ultra panorâmico, de formato 65:24m, simulando assim a utilização do velho filme negativo.

 

“All aboard!”

Apesar de se tratar de um smartphone de formato flip, com dimensões evidentemente compactas, a OPPO não quis deixar escapar a oportunidade de introduzir o máximo de elementos dentro do limitado espaço existente.

Como tal, é surpreendente verificar que a OPPO conseguiu dotar este Find N2 Flip de um dos melhores SoC (System-on-Chip) do mercado, o poderoso MediaTek Dimensity 9000+, que incluí um processador de oito núcleos que pode funcionar até 3.2 GHz, e a controladora gráfica Mali-G710 MC10, garantindo assim um desempenho habitualmente associado a um smartphone de gaming.

Este encontra-se acompanhado de 8 GB de memória LPDDR5, 256 GB de armazenamento do tipo UFS3.1, modem 5G compatível com dois cartões SIM 5G, controladora Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3 e NFC que pode ser utilizado em todas as superfícies teste smartphone.

Deixámos o melhor para o fim, a bateria. Pioneira no desenvolvimento de soluções de carregamento rápido, o Find N2 Flip utiliza a tecnologia Super VOOC, com uma potência máxima de 44W, o que permite carregar metade da bateria em apenas 23 minutos, e a totalidade da mesma em menos de uma hora.

A bateria, por sua vez, utiliza duas células de dimensões dispares, tendo esta sido a única hipótese para melhor aproveitamento do pouco espaço disponível no chassis. Com uma totalidade de 4300 mAh de capacidade, bastante acima de modelos rivais de formato flip, esta bateria oferece a maior autonomia e maior velocidade de carregamento do mercado.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version