Os responsáveis do portal NotebookCheck já conseguiram ter acesso a computadores portáteis de última geração, equipados com os novíssimos processadores, como um MSI Titan GT77 HX 13VI a vir equipado com o novíssimo Intel Core i9-13950HX, e o Asus ROG Zephyrus Duo 16 GX650PY a vir equipado com o novo AMD Ryzen 9 7945HX.
Ambos os processadores utilizam as mais recentes arquitecturas de cada marca, com o Intel Raptor Lake a usar uma estrutura de 24 núcleos (32 threads), composta por 8 núcleos P e 16 núcleos E, em que estes podem trabalhar até 5.5 GHz e 4.0 GHz, respectivamente. Já o modelo da AMD, utiliza uma estrutura de 16 núcleos (32 threads), que podem trabalhar entre 2.5 e 5.4 GHz.
O grande factor diferenciador é que o processador da Intel utiliza um processo de fabrico de 10 nm, o que faz com que o TDP seja bastante elevado, com a Intel a classificar 157W como potência máxima. Já o modelo da AMD, que utiliza um avançado processo de fabrico de 5 nm, este tem, segundo a AMD, um TDP máximo de 75W.
O problema, para a Intel, é que segundo os responsáveis dos testes realizados pelo NotebookCheck, o processador da AMD revelou um desempenho single-core idêntico ao rival da Intel, e superior em testes multi-core, fruto do maior número de núcleos de alto desempenho (na AMD não existe essa diferenciação).
[ngg src=”galleries” ids=”71″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Relativamente ao comportamento dos processadores, o CPU Intel chegou a atingir picos de consumo superiores a 200W, o que elevou a temperatura para os 85ºC, obrigado o processador a reduzir as frequências para os 3.8 Ghz. Já o AMD nunca superou os 120W, e embora as temperaturas também tenham superado os 80ºC, a frequência nunca baixou dos 4.35 GHz durante todos os testes. Parece que este ano a AMD tem tudo para liderar no segmento Mobile.