Sustentabilidade e inteligência artificial são o foco da Samsung para 2023

Por: Mafalda Freire
Tempo de leitura: 7 min

No evento da Samsung que se realizou em Frankfurt, na Alemanha, foram apresentados diversos produtos e funcionalidades que tornam o dia-a-dia mais fácil ao mesmo que tempo que ajudam os utilizadores a poupar energia e a serem mais amigos do ambiente. Foi aliás este o mote para tudo o que foi apresentado no European Samsung Summit. Benjamin Braun, Chief Marketing Officer da Samsung Europe, explicou que as inovações presentes «são inteligentes e unem-se para oferecer conectividade e sustentabilidade». O responsável salientou que em cada casa há «em média oito a dez dispositivos ligados» e que «54% dos europeus preferem passar tempo de lazer em casa em vez de sair» e que por isso «é preciso ter dispositivos que se adaptem a esse estilo de vida». A Samsung acredita «que à medida que os dispositivos se tornam mais conectados, devem também tornar-se mais fáceis de utilizar».

O CMO da Samsung Europe falou de algumas das mais recentes inovações que personificam a estratégia da marca como o Bespoke JeT, um aspirador robot com inteligência artificial e uma câmara integrada, que além de limpar casa, permite aos donos de animais de estimação usar o equipamento para «verificar os seus animais e certificar-se de que estão bem» e o forno Samsung Bespoke AI. Este dispositivo tem também IA e uma webcam integrada e «envia notificações para o smartphone para avisar quando a refeição está pronta ou se está a queimar-se». O utilizador pode também seleccionar no menu que pretende cozinhar e o forno faz «a predefinição do melhor programa e temporização para a correcta de confecção desse produto». Para já, não está previsto que este equipamento chegue ao mercado nacional.

TV em destaque
Entre as novidades apresentadas, um dos focos foi para as televisões Neo QLED 4K e 8K que passam a ter um IoT Hub integrado, o que «que aumenta a sua conectividade e compatibilidade, evitando a necessidade de comprar um dongle adicional para comunicar com os restantes dispositivos em casa». Com a ajuda de inteligência artificial, a Samsung melhorou também a imagem das televisões que está mais brilhante e mostra os conteúdos de forma mais realista. Há ainda o novo modelo OLED S95C de 77 polegadas que tem tecnologia Quantum Dot e um processador Neural Quantum para melhorar a luminosidade e a representação de cores.

Na área de Lifestyle, destaque para o modelo The Frame que se pode transformar num quadro quando não está a ser utilizado para ver televisão e cuja aplicação Samsung Art Store foi melhorada. Esta «permite aos utilizadores pré-visualizar obras de arte de qualquer tamanho de forma instantânea para simular a experiência de navegação de visitar galerias de arte e museus na vida real».

Benjamin Braun revelou ainda o novo comando para televisões da Samsung, «feito de plástico de redes de pesca, que é das maiores fontes mundiais de resíduos de plástico nos oceanos». Este comando tem «painéis solares para carregar a bateria através da luz» e também «aproveita os sinais Wi-Fi da casa para carregar», o que segundo o responsável vai «reduzir a utilização de mais de 200 milhões de pilhas». Este comando estará disponível nos modelos modelo BU8000 ou superiores de 2022 e nos modelos CU8000 ou superiores de 2023.

A Samsung anunciou que todos os modelos de televisões de 2023 vêm com a aplicação SmartThings e suportam Q Symphony para oferecer um som imersivo e surround. Esta funcionalidade reproduz o som da soundbar e dos altifalantes da televisão ao mesmo tempo para oferecer uma «experiência de som premium». Nesta área, a Samsung apresentou as novas barras HW-Q990C e HW-Q610GC.

A novas TV Samsung 2023 estarão disponíveis para pré-venda até 4 de Abril e os PVP podem ser consultados no site da fabricante.

Gaming também presente
A Samsung mostrou na CES algumas novidades nas gamas Odyssey, ViewFinity e Smart Monitor e algumas delas estiveram presentes no European Samsung Summit, como o caso dos monitores Odyssey Neo G7 43” e Odyssey Ark 55” e a TV gamer QD-OLED 77”. Estes equipamentos, tal como as novas TV QLED e OLED, têm ligação ao Samsung Gaming Hub, a plataforma de streaming de jogos tudo-em-um em que se pode jogar sem necessidade de ter uma consola. Este serviço tem parceria com a Xbox, Geforce Now da Nvidia, Twitch, entre outros.

SmartThings ajuda a poupar
O Samsung SmartThings tem «aproveitado o poder da conectividade para melhorar a vida das pessoas» e o ecossistema continua a crescer e ajudar os utilizadores a reduzir o consumo de energia. Benjamin Braun disse que a filosofia da empresa de «colaboração aberta com os parceiros» permite que o SmartThings esteja presente em «cerca de 3000 produtos de mais de 300 parceiros e seja compatível com padrões universais como o Matter e o ZigBee». O CMO realçou que existem «mais de 260 milhões de utilizadores registados no SmartThings e que esse número continua a crescer».

No campo da sustentabilidade, o SmartThings Energy está a transformar a vida das pessoas ao proporcionar uma melhor eficiência. Assim, o serviço detecta automaticamente a quantidade de energia que os dispositivos conectados Samsung consomem e activa o AI Energy Mode para assegurar o melhor consumo possível e, assim, ajudar a poupar na conta da luz. A Samsung esclareceu que pode reduzir «o consumo de energia em equipamentos compatíveis em até 15% para frigoríficos e até 70% para máquinas de lavar roupa».

Seguir:
Jornalista da área de tecnologia B2C e B2B. Fã de tudo o que seja tech, especialmente o que está relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo universo do Star Wars.
Exit mobile version