Qualcomm anuncia novo modem 5G para dispositivos móveis que promete downloads mais rápidos

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Quando se começou a falar da nova tecnologia 5G, foi-nos prometido que seria possível descarregar filmes em alguns segundos e que os dispositivos IoT iam ligar-se por 5G à Internet. Mas, como qualquer pessoa que tenha um smartphone 5G pode constatar, nada disso foi cumprido. No entanto, tudo pode mudar com o novo modem 5G Snapdragon X75 da Qualcomm. O X75 implementa um conjunto de novas tecnologias que fazem com que os dispositivos 5G da próxima geração sejam mais rápidos e eficientes.

Este será o primeiro modem que implementa a versão 18 do padrão 3GPP, que é o primeiro da fase avançada da tecnologia 5G. As especificações desta versão vão, finalmente, permitir que as promessas feitas para o 5G em dispositivos móveis e IoT possam, finalmente, ser verdadeiras. O novo modem da Qualcomm poupa espaço nos dispositivos, porque usa um único transceptor para os sinais 5G abaixo dos 6 GHz e millimeter wave, o que permite poupar 25% de espaço nas placas dos dispositivos, em relação aos anteriores. O novo modem também consome menos 20% da energia comparando com os modelos anteriores.

Este novo modem também acelera os uploads de informação, porque suporta MIMO (multiple-input multiple-output) 5G, com dois streams de dados simultâneas que usam uma tecnologia chamada Frequency Division Duplex (FDD).

Uma das novidades mais interessantes no X75 é o suporte para agregação de sinais do operador. Esta tecnologia permite ao modem combinar várias frequências para transmitir dados mais rapidamente. Nas redes LTE, também chamadas 4G, a utilização desta tecnologia permitiu subir as velocidades de transmissão das dezenas para as centenas de megabits por segundo e pode vir a aumentar substancialmente as velocidades nas redes 5G. O X75 permite a combinação de seis frequências abaixo dos 6 GHz e até 10 em millimeter wave.

O X75 também recebeu optimizações através de Inteligência Artificial. Segundo a Qualcomm, o acelerador de IA de segunda geração integrado neste chip, melhora a precisão da localização, permitindo aos dispositivos ligarem-se às antenas com o melhor sinal. Isto também quer dizer que as ligações são mais fiáveis, mesmo quando se usam os dispositivos em zonas em que as redes estão mais saturadas, como nos centros das cidades. A Inteligência Artificial também optimiza a gestão dos sinais mmWave para melhorar a fiabilidade.

O Snapdragon X75 é o sucessor do Snapdragon X70, que está a chegar aos dispositivos actuais como parte do chip Snapdragon 8 Gen 2. Possivelmente, o X75 deve chegar em conjunto com o chip Gen 3 que deve começar a ser distribuído no final de 2023.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version