Netflix vai ter dispositivos “confiáveis”

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Já se sabe que o Netflix está prestes a começar a impedir (ou dificultar), a partilha de credenciais de acesso ao serviço entre utilizadores que não vivam na mesma casa. Mas, apesar disto, vai continuar a ser possível continuar a ver séries e filmes quando os utilizadores estiverem fora de casa. Para isto, o serviço vai determinar que o dispositivo é “confiável” se for utilizado regularmente com o Netflix na “localização principal” do utilizador que detém a conta.

Por outro lado, todos os dispositivos que, regularmente, tentam usar a conta de Netflix noutros locais serão bloqueados. Para que outros possam continuar a usar o serviço com credenciais partilhadas, o utilizador terá de adquirir a opção de partilha de conta, que, obviamente, tem um custo adicional.

Esta informação, foi partilhada numa nova versão da das regras de utilização que o Netflix publicou nos sites para o Chile, Costa Rica e Peru, territórios onde a empresa tem estado a testar esta nova modalidade de acesso. As limitações de acesso partilhado devem chegar aos restantes mercados onde o Netflix opera no primeiro trimestre de 2023.

Um dos problemas que a limitação de acesso coloca, é o que pode acontecer ao acesso dos utilizadores que viajam regularmente, ou que usem o serviço fora de casa, como em ginásios ou no autocarro. Segundo o documento do Netflix, estes utilizadores não vão ter problemas. Só têm de usar o Netflix na rede da localização principal do detentor da conta, pelo menos, uma vez por mês.

Segundo o documento publicado pelo Netflix: “Isto define um dispositivo como confiável, para que possa continuar a ver Netflix, mesmo longe da localização principal”. O Netflix diz que vai usar: “uma combinação de endereços IP, identificadores dos dispositivos e a actividade da conta para determinar se um dispositivo está ligado à rede da localização principal.”

A empresa avisa também que, se usar o Netflix através de uma VPN, mesmo quando está na localização principal, o utilizador pode perder o acesso ao serviço. Isto é provavelmente porque, quando se usa uma VPN, o endereço IP é alterado para outro país, o que, para o serviço, pode fazer parecer que terceiros estão a tentar aceder à conta.

No caso de um utilizador não conseguir aceder ao serviço enquanto estiver a viajar, ele pode pedir um código de acesso temporário para conseguir usar o serviço durante sete dias consecutivos. Os utilizadores também podem actualizar a localização principal, se estiverem longe de casa durante mais de um mês.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version