Microsoft anunciou novas versões do motor de busca Bing e do Edge com funcionalidades baseadas no ChatGPT

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - Microsoft

Tal como já vinha a ser noticiado, a Microsoft anunciou uma nova versão do seu motor de busca Bing que integra funcionalidades da Inteligência Artificial que faz funcionar o chatbot ChatGPT. Para além do serviço de busca, a empresa também vai actualizar o browser Edge, com Inteligência Artificial e um novo look.

O motor de busca Bing já existe há 13 anos, mas tem apenas 3% de quota de mercado nas buscas na Internet. Em comparação, o Google tem 93%. A Microsoft acredita que a integração do modelo de Inteligência Artificial GPT-4, desenvolvido pela OpenAI, no seu motor de busca, pode ajudar o Bing a ganhar quota de mercado.

Quem quiser já pode testar o novo Bing, mas está disponível apenas numa versão limitada e só para computadores, os utilizadores interessados na experiência completa podem inscrever-se numa fila de espera. Na nova versão, o motor de busca mostra os resultados tradicionais em conjunto com uma barra lateral onde estão respostas mais completas. Os utilizadores também podem fazer perguntas directas ao chatbot, tal como já acontece com o ChatGPT.

A Microsoft diz que o novo Bing pode dar resultados mais relevantes, pode resumi-los a partir de várias fontes e refinar as respostas. Para além de busca de informação na Internet, o Bing também consegue dar conselhos para situações concretas, como ajudar a preparar o utilizador para entrevistas de emprego, substituir ingredientes em receitas culinárias aceder a notícias recentes e muito mais. Tudo sem a necessidade de andar a fazer scroll através de vários resultados. 

A nova versão do browser Edge vai incluir novas funcionalidades de chat e escrita. A primeira permite aos utilizadores resumirem o conteúdo de páginas web e fazer perguntas acerca do seu conteúdo, a segunda permite gerar conteúdos para mensagens de correio electrónico e publicações em redes sociais.

Para conseguir tudo isto, a Microsoft está a utilizar uma versão actualizada do modelo de linguagem GPT 3.5 que faz funcionar o ChatGPT, a que chamou Prometheus, o nome do titã da mitologia grega que roubou o fogo aos deuses e o deu à humanidade.

Segundo a Microsoft, o modelo de linguagem que está a usar no Edge e Bing, é mais poderoso e consegue lidar melhor com as perguntas dos utilizadores que o que está por trás do ChatGPT.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version