Inteligência Artificial pode chegar ao Word e Outlook já em Março

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Aparentemente, a Microsoft quer integrar funcionalidades de Inteligência Artificial nas aplicações de produtividade que compõem o Microsoft Office já em Março. De acordo com uma notícia do site The Verge, a empresa de Redmond está a preparar-se para mostrar o que o modelo de linguagem Prometheus, desenvolvido em conjunto com a OpenAI, consegue fazer para melhorar a experiência de utilização do Word, PowerPoint, Outlook e outras aplicações que fazem parte do conjunto Microsoft 365 no próximo mês de Março.

Recentemente, a Microsoft lançou uma nova versão do motor de busca Bing, que integra o modelo de linguagem Prometheus, que consegue dar respostas em jeito de conversa às buscas dos utilizadores.

Para além do motor de busca, a Microsoft também apresentou uma nova versão do browser Edge, que inclui um “co-piloto com IA”, que também usa o Prometheus. No browser, um botão, que está colocado no canto superior direito da janela, permite aos utilizadores acederem rapidamente à nova funcionalidade de conversa do Bing e funciona como se o chatbot ChatGPT se tivesse mudado para dentro do browser.

Segundo a notícia do The Verge, a Microsoft quer que a sua tecnologia de Inteligência Artificial consiga gerar gráficos para utilização no Excel e no PowerPoint. Segundo outro site, o The Information, outra intenção da Microsoft é que o modelo de IA consiga gerar texto automaticamente através de pedidos feitos pelos utilizadores directamente dentro das aplicações do Office.

A estratégia da Microsoft é mais ou menos clara: conseguir integrar um máximo de funcionalidades de Inteligência Artificial nos seus produtos, o mais depressa que lhe for possível, antes que a Google consiga lançar o Bard, a sua resposta ao ChatGPT. Pensa-se que, originalmente, a Microsoft estava preparada para apresentar o novo Bing no final de Fevereiro, mas antecipou a apresentação para que se realizasse antes da apresentação do Bard.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version